Relatório do Presidente da Província de Santa Catarina, Lourenço Cavalcanti de Albuquerque, em 1878.

"Relatório com que ao Exm. Sr. Dr. Lourenço Cavalcanti de Albuquerque, passou a administração da Província de Santa Catarina, o Exm. Sr. Dr. Joaquim da Silva Ramalho, 1° Vice-Presidente, em 7 de maio de 1878."

No que diz respeito às fortificações de Santa Catarina, na página 51, o relatório informa sobre a liberação de verbas para obras no Depósito de Artigos Bélicos, que estava sob a administração do capitão Alexandre Augusto Ignácio da Silveira.

Na mesma página, o documento informa ainda que o Forte de Santana, então desarmado, havia sido destinado para a recepção de colonos que aportassem à Província. A Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim encontrava-se sob o comando do coronel reformado Antônio de Campos Mello. O Governo Geral havia liberado recursos para obras do Quartel daquela fortaleza, serviço para o qual foi encarregado o tenente-coronel de engenheiros Sebastião de Souza e Mello. Já a Fortaleza de Araçatuba (da Barra do Sul) achava-se a cargo do capitão reformado João Xavier de Souza.

O documento também informa que a enfermaria militar estava a cargo do cirurgião-mor de brigada, Dr. Feliciano Antônio da Rocha, e que continuavam as obras no Quartel do Campo do Manejo, sob a direção do engenheiro Sebastião de Souza e Mello.

Na página 52, o relatório informa que iriam ser construídos alguns barracões na Ilha de Ratones, no depósito naval que se estava construindo naquela ilha, trabalhos executados sob direção do capitão de fragata Joaquim Leal ferreira. Provavelmente tais obras tratavam-se do depósito de carvão para abastecimento dos navios da Armada, construção levantada em uma esplanada no lado leste da ilha de Ratones Grande. Por requisição do Barão de Ivinheima, o presidente da Província autorizou a utilização de material existente na Fortaleza de Ponta Grossa para a construção desses barracões.

  • Printed Document
  • Lourenço Cavalcanti de Albuquerque
  • Typ. Regeneração R.
  • 1878
  • Florianópolis
  • Portuguese
  • Relatório do Presidente da Província. Desterro, 7 de maio de 1878, 140 p., disponível em: http://www-apps.crl.edu/brazil/provincial/santa_catarina. Acesso em 09/09/2016.
  • Download

Contribution

Updated at 06/07/2017 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Bruna Moraes).



Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Bibliography > Relatório do Presidente da Província de Santa Catarina, Lourenço Cavalcanti de Albuquerque, em 1878.