Relatório síntese do Seminário Internacional sobre Fortificações Brasileiras – Patrimônio Mundial

Trata-se de relatório síntese elaborado pelos grupos de trabalhos compostos pelos participantes do Seminário Internacional sobre Fortificações Brasileiras – Patrimônio Mundial, ocorrido no Forte das Cinco Pontas, Recife, de 3 a 7 de abril de 2017.

O documento traça as diretrizes que nortearam a carta de compromissos assinada ao final do evento pelos Ministros da CULTURA, TURISMO E DEFESA, do Brasil, em 7 de abril de 2017, e denominada Carta de Recife, e traz as sugestões de recomendações elaboradas pelos participantes do Seminário, voltadas à construção de uma estratégia de gestão para o conjunto de fortificações brasileiras constantes de uma lista indicativa a Patrimônio Mundial.

Essa candidatura seriada, apresentada pelo Brasil à UNESCO em 2015, é composta de 19 fortificações: Fortaleza de Santo Antônio de Ratones; Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim; Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande; Forte de São João de Bertioga; Fortaleza de Santa Cruz da Barra; Fortaleza de São João; Forte de N. S. de Monte Serrat; Forte de Santa Maria; Forte de São Diogo; Forte de São Marcelo; Forte de Santo Antônio da Barra; Forte São Tiago das Cinco Pontas; Forte São João do Brum; Forte Santa Cruz de Itamaracá (Forte Orange); Forte de Santa Catarina; Forte dos Reis Magos; Fortaleza de São José de Macapá; Real Forte Príncipe da Beira; e Forte de Coimbra.

  • Report (Other)
  • IPHAN
  • 2017
  • Brasília
  • Portuguese
  • 5 p.
  • Download

Contribution

Updated at 18/05/2017 by the tutor Roberto Tonera.



Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Bibliography > Relatório síntese do Seminário Internacional sobre Fortificações Brasileiras – Patrimônio Mundial