A Fortaleza de Macapá como monumento e a cidade como documento histórico

A cidade de Macapá, sede político-administrativa do Estado do Amapá, foi fundada como estratégia de colonização das terras banhadas pela margem esquerda do Rio Amazonas e de proteção das fronteiras contra as invasões holandesas e francesas. No centro antigo ainda permanecem o traçado colonial de Macapá, projetado em 1755, e a Fortaleza de São José, único bem na cidade tombado pelo IPHAN e com entorno delimitado, mas descaracterizado, no que tange a arquitetura de sua época (século XVIII e início do século XIX). A arquitetura que permaneceu não possui caráter monumental, no que se refere ao caráter dado ao termo, originariamente, todavia, a permanência dessas edificações e do antigo traçado, até os dias de hoje, nos faz pensar sobre a necessidade da preservação destes testemunhos.

Assim, o objetivo da presente pesquisa é trabalhar com a cidade, relacionando a valorização de sua história com o conceito de cidade-documento. O atual centro antigo da cidade possui bens imóveis da época do período colonial e outros que são do período do antigo território do Amapá, período muito significativo para a cidade, pois nele foram realizados projetos de reestruturação urbana que deram uma nova configuração à cidade, abrangendo, também, o seu patrimônio cultural, elementos estes que pretendemos valorar na presente pesquisa, considerando, na trajetória histórica, os bens mais antigos e os contemporâneos, que juntos formam o "centro histórico" de Macapá.

Dessa forma, utilizando como referencial teórico a noção de cidade-documento, discute-se o patrimônio urbano de Macapá, a partir de aspectos de sua formação e crescimento, incluindo a identificação dos marcos balizadores da cidade, assim como os bens significativos edificados em diferentes períodos, relacionando-os às diretrizes de proteção propostas nas diferentes esferas - municipal, estadual e federal -, tendo em vista o interesse pela preservação da cidade e de sua ambiência.

  • Dissertation
  • Jaqueline Ferreira de Lima Brito
  • Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
  • 2014
  • Rio de Janeiro
  • Portuguese
  • 266 p., il., color. Dissertação (Mestrado) – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural, Rio de Janeiro, 2014.
  • Download

Contribution

Updated at 06/04/2018 by the tutor Roberto Tonera.



Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Bibliography > A Fortaleza de Macapá como monumento e a cidade como documento histórico