Pedido de pensão para familiares de executados na Revolta da Armada em 1894

"Congresso Nacional. Annaes do Senado Federal. Primeira Sessão da Segunda Legislatura. Sessões de 16 de novembro a 20 de dezembro de 1894. Volume VI e Apêndice".

Em sessão de 13 de dezembro de 1894, registrada às páginas 269 a 271 destes anais, o senador José da Costa Azevedo, Barão de Ladário, fez um requerimento ao Presidente do Senado Federal em favor dos familiares (viúvas e órfãos) dos militares do Exército e da Marinha que perderam a vida com os fuzilamentos determinados por autoridades da República, em Santa Catarina, Paraná e outros estados, durante o desfecho da Revolta da Armada e da Revolução Federalista. Entre os fuzilados estavam os militares e civis executados sumariamente, sem julgamento, na Fortaleza de Anhatomirim a partir de abril de 1894.

O senador solicitou que o governo federal informasse o paradeiro desses militares e reconhecesse oficialmente suas mortes, visto inexistirem, até então, os atestados de óbitos desses executados, documentos comprobatórios necessários para que as famílias pudessem requerer as respectivas pensões a que teriam direito (meio soldo e montepio).

Ao final do discurso, o senador, ainda que manifestando-se contrário à revolta, deixou registrada a sua discordância pessoal com os excessos praticados pelo governo federal ao final daquele conflito.

Nos anos seguintes, o Barão de Ladário tomaria para si a causa de identificar os culpados por aquelas mortes sem julgamento e interceder pelas respectivas famílias dos revoltosos na localização dos restos mortais dos parentes executados, tema de acalorados debates no Senado Federal entre os anos de 1895 e 1896 (pelo menos), como pode ser acompanhado nos anais das sessões daquela instituição.

  • Printed Document
  • Imprensa Nacional
  • 1895
  • Rio de Janeiro
  • Portuguese
  • Anais do Senado Federal. Rio de Janeiro, 1895, Imprensa Nacional, Volume VI e Apêndice, 377 p., disponível em: https://goo.gl/8wLpP1; acesso em 06/11/2018.
  • Download

Contribution

Updated at 07/11/2018 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Daniela Marangoni Costa).



Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Bibliography > Pedido de pensão para familiares de executados na Revolta da Armada em 1894