Relatório do Ministro da Guerra, Luís Alves de Lima e Silva, Marquês de Caxias, em 1861

"Relatório apresentado à Assembleia Geral Legislativa na Primeira Sessão da Décima Primeira Legislatura, pelo Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Guerra, Marquês de Caxias. 1861."

Sobre as fortificações do Império, o autor refere-se na página 24 ao relatório anterior, no qual já alegara a necessidade de reparos nas mesmas, como também na construção de novos quartéis e reformas nos já existentes; ainda ressalta ter demonstrado o orçamento das despesas do Ministério da Guerra entre os anos de 1862 e 1863.

Em anexo, na página 138 do pdf, o relatório se refere ao regulamento do laboratório do Campinho, localizado no Forte de Nossa Senhora da Glória do Campinho, o qual estava responsável por produzir toda a munição do Exército. Na página 162 do pdf, um mapa com a listagem de obras militares realizadas pela Corte, seu orçamento inicial e o gasto despendido ao final. A seguir, na página 166, um mapa das despesas da Diretoria Geral das Obras Militares das construções da Corte no ano de 1860.

Entre as páginas 173 e 196, o relatório traz o anexo intitulado "Projeto sobre os meios de melhoramento para o porto da cidade de Recife" (acompanhado de uma mapa, na última página), onde diversas fortificações são mencionadas: Forte do Picão [Forte de São Francisco da Barra], dois fortes antigos e arruinados sobre a praia de Olinda, Forte das Cinco Pontas, Forte do Buraco e Forte do Brum. Outro anexo, entre as páginas 197 e 208 do arquivo PDF, intitulado "Relatório sobre o porto de Tamandaré", menciona o forte de mesmo nome ali existente e que também aparece localizado no mapa incluso na página final. Ambos os relatórios são de autoria de Emmanuel Liais.

  • Printed Document
  • Luís Alves de Lima e Silva (Duque de Caxias)
  • Typographia Universal de Laemmert
  • 1861
  • Rio de Janeiro
  • Portuguese
  • In: Relatório do Ministério da Guerra, Rio de Janeiro, 1861, 208 p. Disponível em: http://memoria.bn.br/pdf/720950/per720950_1861_00017.pdf. Acesso em: 17/12/2018.
  • Download

Contribution

Updated at 09/01/2019 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Nicole Kirchner da Silva).



Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Bibliography > Relatório do Ministro da Guerra, Luís Alves de Lima e Silva, Marquês de Caxias, em 1861