Relatório do Ministro da Guerra, João José de Oliveira Junqueira, em 1873

"Relatório apresentado à Assembleia Geral Legislativa na Segunda Sessão da Décima Quinta Legislatura, pelo Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Guerra, João José de Oliveira Junqueira, 1873."

Este relatório toca no assunto das fortificações do Império a partir da página 7, onde comenta que as obras em andamento nas fortalezas da Barra do Rio de Janeiro. Mais a frente, na página 24, o documento menciona as obras na Fortaleza da Praia Vermelha, no Forte de Tamandaré da Laje, na Fortaleza de São João da Barra (RJ), assim como as obras de fortificações nas fronteiras das províncias do Amazonas e Mato Grosso.

Em anexo, na página 83, 91 e 92 do arquivo PDF, o relatório cita as fortificações e as obras nelas efetuadas: fortalezas de Santa Cruz da Barra, São João da Barra, o Forte do Morro do Pico, a Bateria da Praia de Fora e Forte Dom Pedro II do Imbuhy (RJ). Na página 100 do arquivo PDF, sobre as obras na Província do Mato Grosso, é citada a obra de construção do Forte do Limoeiro de Corumbá e a necessidade de reparos no Forte Novo de Coimbra (MS). O Real Forte Príncipe da Beira (RO) também é citado.

A página 224 aborda as obras militares nas fortificações da Praia Vermelha, Tamandaré da Laje e São João da Barra (RJ). Mais a frente, na página 229, há um mapa listando as obras militares da Corte a serem concluídas ou iniciadas; na seguinte, são listadas as obras de reparo e reconstrução finalizadas ou em execução. A partir da página 257, o relatório aborda os trabalhos feitos nas fortificações do Itamaracá, do Pau Amarelo (PE), de Gragoatá, de São João da Barra (RJ), Gamboa, Santo Antônio (BA), e Corumbá (MS). Também em anexo, na página 286, é iniciado um detalhado relatório sobre o Presídio de Fernando de Noronha (PE).

A partir da página 335, o relatório informa as propriedades nacionais pertencentes ao Ministério da Guerra: diversas construções na Fortaleza de São Sebastião do Castelo, edifícios nas fortalezas de Nossa Senhora da Conceição, São João da Barra e da Praia Vermelha, e construção no Forte de Nossa Senhora da Glória de Campinho (RJ); construção no Forte de São Gabriel da Cachoeira (AM); edifício nos fortes de São Pedro, Santo Antônio da Barra, São Joaquim de Jequitaia, e Nossa Senhora do Monte do Carmo (BA); construção próxima ao Forte de Santa Catarina do Cabedelo (PB); edifício no Forte de São Tiago das Cinco Pontas (PE); edifício e terrenos no Quartel do Campo do Manejo, construção no Forte de São João do Estreito (SC) e Forte Dom Pedro II de Caçapava (RS).

  • Printed Document
  • João José de Oliveira Junqueira
  • Typographia Commercial
  • 1873
  • Rio de Janeiro
  • Portuguese
  • Relatório do Ministério da Guerra, Rio de Janeiro, 1873, 382 p. Disponível em: http://memoria.bn.br/pdf/720950/per720950_1873_00002.pdf. Acesso em: 18/02/2019.
  • Download

Related fortifications

Contribution

Updated at 22/05/2019 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Nicole Kirchner da Silva).



Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Bibliography > Relatório do Ministro da Guerra, João José de Oliveira Junqueira, em 1873