Relatório do Ministro da Guerra, João Pandiá Calógeras, em 1921

"Relatório apresentado ao Presidente da República dos Estados Unidos do Brasil pelo Dr. João Pandiá Calógeras, Ministro de Estado da Guerra, em julho de 1921."

Sobre as fortificações do país, o relatório menciona, na página 4, obras concluídas no Forte de Copacabana, na Fortaleza de São João da Barra, e no Forte da ponta da Vigia (RJ), e obras em andamento na Fortaleza de Santa Cruz da Barra (RJ). As páginas 5 e 6 informam as obras já requeridas, mas ainda não iniciadas na Fortaleza de São João da Barra (RJ), no Forte Novo de Coimbra (MS) e no Forte Marechal Luz (SC).

A Fortaleza de São João da Barra é novamente mencionada pelo relatório na página 106. O Forte de Copacabana, por sua vez, é mencionado nas páginas 134 e 139. A página 140 informa algumas obras na Fortaleza de São João da Barra, no Forte da ponta da Vigia e no Forte de Jurubatuba [parte do complexo do Forte Duque de Caxias de Itaipu/SP].

As páginas 168 e 169 trazem outras informações sobre as fortificações do Rio de Janeiro: fortalezas de Santa Cruz e São João da Barra, e os fortes de Copacabana, ponta da Vigia, Ponta do Leme de Angra dos Reis, Tamandaré da Laje, São Luís, Dom Pedro II do Imbuhy, Marechal Hermes e Forte Marechal Floriano [atual Forte Barão do Rio Branco/RJ].

O Forte de São Lourenço na Ponta da Ilha de Itaparica (BA) é citado, na página 183. Mais a frente, na página 187, cita-se o Forte de São Tiago das Cinco Pontas (PE). Consta, na página 192, a informação de entrega da Fortaleza de São Sebastião do Castelo (RJ) ao Ministério da Guerra.

Obras executadas no Forte Novo de Coimbra são citadas na página 199. Na página 204, fala-se do orçamento para a construção de uma estrada de rodagem ligando o Forte Marechal Luz à cidade de São Francisco (SC).

Em anexo, na página 388 do arquivo PDF, um ofício menciona o Forte Marechal Hermes. A Fortaleza de Santa Cruz da Barra também é mencionada em avisos, nas páginas 414 e 417 do arquivo PDF; nesta última ainda se faz referência aos fortes Dom Pedro II do Imbuhy e Tamandaré da Laje, além da Fortaleza de São João da Barra.

  • Printed Document
  • João Pandiá Calógeras
  • Imprensa Militar
  • 1921
  • Rio de Janeiro
  • Portuguese
  • Relatório do Ministério da Guerra, Rio de Janeiro, 1921, 459 p. Disponível em: http://memoria.bn.br/pdf/720950/per720950_1920_00001.pdf. Acesso em: 05/07/2019.
  • Download

Contribution

Updated at 05/07/2019 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Nicole Kirchner da Silva).



Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Bibliography > Relatório do Ministro da Guerra, João Pandiá Calógeras, em 1921