Relatório do Ministro da Guerra, Eurico Gaspar Dutra, em maio de 1937

"Relatório apresentado ao Presidente da República dos Estados Unidos do Brasil pelo general de divisão Eurico Gaspar Dutra, Ministro de Estado da Guerra, em maio de 1937."

Sobre as fortificações no Brasil, o relatório menciona, na página 75, alguns reparos feitos nos fortes de Copacabana, Dom Pedro II do Imbuhy e Tamandaré da Laje (RJ). A página 76 traz o resultado de um concurso de baterias feito entre o 1º Distrito de Artilharia de Costa, no qual são mencionadas as fortificações de São Luís, Copacabana, Duque de Caxias [Leme], Dom Pedro II do Imbuhy, São João da Barra, Marechal Hermes, e Santa Cruz da Barra (RJ).

A página 105 menciona o lançamento de um cabo submarino ligando a Fortaleza de São João da Barra à de Santa Cruz da Barra e ao Forte Tamandaré da Laje. Mais a frente, nas páginas 111 e 112, fala-se sobre reparos nos fortes de Nossa Senhora do Monte do Carmo [Barbalho], São Diogo (BA) e Real Forte Príncipe da Beira (RO). Obras concluídas e em andamento nas fortificações de São João da Barra, São Luís e Copacabana são mencionadas na página 116, assim como o abastecimento destas e das fortificações de Santa Cruz da Barra, Tamandaré da Laje e Dom Pedro II do Imbuhy é citado na página 143. Estas fortificações são novamente listadas na página seguinte, em relação à "maruja", um núcleo de embarcações da Capital.

Em anexo, nas páginas 441 e 442 do arquivo PDF, fala-se no Real Forte Príncipe da Beira (RO). O Forte Dom Pedro II do Imbuhy é novamente mencionado, na página 519 do arquivo PDF, assim como o Forte de Copacabana, na página 524 do arquivo PDF. Mais a frente, a página 527 do arquivo PDF cita a Fortaleza de São João da Barra. Grupos de artilharia das fortalezas de Santa Cruz e São João, assim como das fortificações de Copacabana, Tamandaré da Laje, Novo de Coimbra, Marechal Hermes, São Luís, Dom Pedro II do Imbuhy, Duque de Caxias [Leme], Nossa Senhora dos Prazeres de Paranaguá, Marechal Luz, Marechal Moura de Naufragados, Óbidos e Duque de Caxias de Itaipú, são mencionados nas páginas 533, 534, 535, 536, 537, 539 e 542 do arquivo PDF.

Ainda sobre artilharia de costa das fortificações da Capital, são citadas, na página 545 do arquivo PDF, as fortificações de Copacabana, Duque de Caxias [Leme], Marechal Hermes, São Luís, Dom Pedro II do Imbuhy, Santa Cruz, Tamandaré da Laje e São João.

O Forte do Castelo do Senhor Santo Cristo do Presépio de Belém (PA) é mencionado na página 547 do arquivo PDF.

  • Documento Impresso
  • Eurico Gaspar Dutra
  • Imprensa do Estado-Maior do Exército
  • 1937
  • Rio de Janeiro
  • Português
  • Relatório do Ministério da Guerra, Rio de Janeiro, 1937, 548 p. Disponível em: http://memoria.bn.br/pdf/720950/per720950_1936_00001.pdf. Acesso em: 16/07/2019.
  • Download

Contribuições

Atualizado em 09/08/2019 pelo tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Nicole Kirchner da Silva).



Imprimir o conteúdo


Cadastre o seu e-mail para receber novidades sobre este projeto


Fortalezas.org > Bibliografia > Relatório do Ministro da Guerra, Eurico Gaspar Dutra, em maio de 1937