Relatório do Ministro da Marinha, Renato de Almeida Guillobel, em 1953

"Relatório apresentado ao Exmo. Sr. Presidente da República dos Estados Unidos do Brasil, Dr. Getúlio Dornelles Vargas, pelo vice-almirante Renato de Almeida Guillobel, Ministro de Estado dos Negócios da Marinha, em 1953."

A respeito de fortificações, o relatório menciona, na página 185, que o Forte dos Reis Magos (RN), construção integrante da Capitania dos Portos do Estado do Rio Grande do Norte sob jurisdição do Ministério da Marinha, encontrava-se em estado de abandono. A mesma Capitania estava instalada em um prédio construído em 1830, mas em boas condições de conservação.

Fala-se também do Forte de Santa Bárbara da Praia da Vila (SC), na página 191, que funcionava como sede da Capitania dos Portos do Estado de Santa Catarina e residência do Capitão dos Portos. Seu estado de conservação é descrito como "muito bom".

A página 266 cita, em tópico sobre intercâmbio entre ministérios, o Forte de Copacabana (RJ), que teria recebido instalação de um radar cedido pela DCM [Diretoria de Comunicações da Marinha] e inaugurado pelo Ministro da Guerra.

O Forte Madame Bruyne [Buraco/PE] é mencionado, na página 334, pois suas adjacências receberiam obras de aterro e construção de cais. Em seguida, na página 338, o forte, em ruínas, é caracterizado como "próprio nacional que se achava tombado ao Ministério da Guerra".

A Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim (SC) é mencionada nas páginas 364, 366 e 367, tendo recebido reparos e pinturas em diversas edificações.

  • Printed Document
  • Renato de Almeida Guillobel
  • Imprensa Naval
  • 1953
  • Rio de Janeiro
  • Portuguese
  • Relatório do Ministério da Marinha, Rio de Janeiro, 1953, 379 p. Disponível em: http://ddsnext.crl.edu/services/download/pdf/2451?from=000001&to=000378. Acesso em: 04/09/2019.
  • Download

Contribution

Updated at 06/09/2019 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Nicole Kirchner da Silva).



Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Bibliography > Relatório do Ministro da Marinha, Renato de Almeida Guillobel, em 1953