Relatório do Ministro da Marinha, José Rodrigues de Lima Duarte, em janeiro de 1882

"Relatório apresentado à Assembleia Geral Legislativa, na primeira sessão da décima oitava legislatura, pelo Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Marinha, Dr. José Rodrigues de Lima Duarte."

O relatório em questão refere-se aos anos de 1880 e 1881, tendo sido publicado no início de 1882.

A respeito de fortificações, o relatório menciona, na página 39, os consertos no Forte de Nossa Senhora do Pópulo e São Marcelo (BA).

A Fortaleza de São Francisco Xavier da Ilha de Villegaignon (RJ) é citada na página 44, pois receberia uma luz fixa em seu porto, e em anexo, na página 67 do arquivo PDF, em uma listagem da artilharia que a guarnecia. A mesma página menciona os canhões Armstrong a montar na Bateria de Nossa Senhora da Ilha da Boa Viagem (RJ). Mais a frente, na página 194 do arquivo PDF, informa-se a finalização das obras para instalação da artilharia em Villegaignon, enquanto a página 196 do arquivo PDF menciona outras obras na estrutura da fortaleza.

Em anexo, na página 86 do arquivo PDF, em um relatório da viagem de circunavegação da corveta "Vital de Oliveira", fala-se do Forte de Santo Elmo (Malta), pelo qual a corveta passara em seu trajeto. Mais a frente, nas páginas 115 e 120 do arquivo PDF, é mencionado o Forte Point (EUA), outro ponto pelo qual a corveta passara. A página 121 do arquivo PDF menciona um forte denominado São Diogo, em Acapulco [Forte de São Diego de Acapulco/México], que estaria em ruínas e completamente desarmado. Na página 124 do arquivo PDF é mencionado um forte chamado Santo Antônio, no porto de Valparaíso, no Chile.

A Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim (SC) aparece, na página 172 do arquivo PDF, tendo em bom estado de conservação o farolete lá instalado, embora precisasse também de algumas modificações.

A página 235 do arquivo PDF menciona um farolete na "Fortaleza" da Província do Paraná [Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres de Paranaguá], e a página seguinte menciona um farolete em "Santa Cruz", na Província de Santa Catarina [Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim]. Mais a frente, na página 243 do arquivo PDF, é informada a colocação de uma luz fixa na Fortaleza de São Francisco Xavier da Ilha de Villegaignon (RJ).

A Fortaleza de Santa Cruz da Barra (RJ) é brevemente mencionada, na página 275 do arquivo PDF. A página 278 do arquivo PDF cita um forte em Imbetiba [Bateria de Imbetiba]. A página seguinte menciona também um forte denominado Santo Antônio [de Monte Frio, em Macaé/RJ].

As páginas 314 e 315 do arquivo PDF mencionam a Fortaleza de São José da Ilha das Cobras (RJ), em uma lista de próprios nacionais pertencentes ao Ministério da Marinha. A Fortaleza de São Francisco Xavier da Ilha de Villegaignon é listada na página 319 do arquivo PDF. A página seguinte inclui também a Bateria de Nossa Senhora da Ilha da Boa Viagem (RJ). Mais a frente, entram na lista as fortificações de Nossa Senhora do Pópulo e São Marcelo, Morro de São Paulo e Santo Antônio da Barra (BA). Por fim, a página 341 do arquivo PDF cita o Forte dos Reis Magos (RN).

  • Printed Document
  • José Rodrigues de Lima Duarte
  • Typographia Nacional
  • 1882
  • Rio de Janeiro
  • Portuguese
  • Relatório do Ministério da Marinha, Rio de Janeiro, 1882, 342 p. Disponível em: http://ddsnext.crl.edu/services/download/pdf/2393?from=000001&to=000341. Acesso em: 21/10/2019.
  • Download

Contribution

Updated at 21/10/2019 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Nicole Kirchner da Silva).



Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Bibliography > Relatório do Ministro da Marinha, José Rodrigues de Lima Duarte, em janeiro de 1882