Relatório do Ministro da Marinha, Custódio José de Mello, em maio de 1892

"Relatório apresentado ao Vice-Presidente da República dos Estados Unidos do Brasil, pelo Ministro de Estado dos Negócios da Marinha, contra-almirante Custódio José de Mello, em maio de 1892."

A respeito de fortificações, o relatório menciona, na página 18, as fortificações de Santa Cruz da Barra, Tamandaré da Laje, São João da Barra e São Francisco Xavier da Ilha de Villegaignon (RJ), que teriam recebido oficiais prisioneiros envolvidos na Revolta da Armada (1891). Os presídios das ilhas de Fernando de Noronha (PE) e das Cobras (RJ) são mencionados na página 30.

A página 61 volta a mencionar a Fortaleza de São Francisco Xavier da Ilha de Villegaignon. A página seguinte cita o Forte Novo de Coimbra (MS). A página 63 menciona uma fortificação argentina chamada "Martim Garcia". A Fortaleza de São João [da Barra/RJ] é citada na página 67.

Em anexo, na página 141 do arquivo PDF, são mencionadas a Fortaleza de Santa Cruz [da Barra/RJ] e o presídio militar da Ilha das Cobras. Mais a frente, a Ilha das Cobras também é citada, entre as páginas 152 a 157 do arquivo PDF, agora incluindo sua fortaleza na lista de próprios nacionais sob jurisdição do Ministério da Marinha. A Fortaleza de São Francisco Xavier da Ilha de Villegaignon é incluída na lista nas páginas 165 e 166 do arquivo PDF. A página 167 do arquivo PDF lista também o Forte da Boa Viagem [Bateria de Nossa Senhora da Ilha da Boa Viagem/RJ] e o Forte de São Domingos de Gragoatá (RJ). Os faróis da Fortaleza do Morro de São Paulo (BA), desarmada, e dos fortes de Santo Antônio da Barra [também desarmado], Santa Maria e Nossa Senhora do Pópulo e São Marcelo (BA), assim como os fortes de São João e São Francisco Xavier de Piratininga (ES) são mencionados na página 173 do arquivo PDF. Na página 187 do arquivo PDF é mencionado o farolete da Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres de Paranaguá (PR), enquanto na página 188 do arquivo PDF são listados o Forte Augusto (SP) e um edifício no antigo Forte de Santa Bárbara da Praia da Vila (SC). O Forte dos Reis Magos (ES) é listado na página 190 do arquivo PDF, e mais a frente, na página 193 do arquivo PDF, fala-se de dois fortins construídos em pedra e cal em Itaqui.

  • Documento Impreso
  • Custódio José de Mello
  • Imprensa Naval
  • 1892
  • Rio de Janeiro
  • Portugues
  • Relatório do Ministério da Marinha, Rio de Janeiro, 1892, 195 p. Disponível em: http://ddsnext.crl.edu/services/download/pdf/2404?from=000001&to=000194. Acesso em: 31/10/2019.
  • Download

Contribuciones

Actualizado en 04/03/2020 por el tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Nicole Kirchner da Silva).



Imprima el contenido


Registre su correo electrónico para recibir noticias sobre este proyecto


Fortalezas.org > Bibliografia > Relatório do Ministro da Marinha, Custódio José de Mello, em maio de 1892