Restauração das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina: Depoimentos

"Esta publicação reúne uma série de depoimentos sobre o processo de restauração das principais fortalezas do sistema defensivo da Ilha de Santa Catarina (atual Florianópolis).

O sistema original, idealizado pela Coroa Portuguesa no século XVIII, era composto de quatro fortalezas: Santa Cruz de Anhatomirim (1739), São José da Ponta Grossa (1740), Santo Antônio de Ratones (1740) e Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba (1742). As três primeiras construções formavam o triângulo defensivo da Barra Norte da Ilha de Santa Catarina, e a quarta fortificação protegia a Barra Sul.

Após um período de abandono e ruínas, as fortalezas do triângulo norte, tombadas como patrimônio histórico nacional em 1938, foram restauradas sob a coordenação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), nas décadas de 1980 e 1990, em conjunto com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e outras entidades parceiras. A Fortaleza de Anhatomirim está sob a gestão da UFSC desde 1979 e foi aberta à visitação pública em 1984. A Fortaleza de Ratones passou à guarda da UFSC em 1991 e foi aberta ao público no ano seguinte. Por fim, a Fortaleza de Ponta Grossa, aberta ao público em 1992, também vem sendo gerenciada pela Universidade Federal desde essa data.

Os textos aqui reunidos trazem os depoimentos de reitores da UFSC, e de algumas outras pessoas que participaram do processo de recuperação desses monumentos. Eles foram publicados originalmente em 2001, como parte dos conteúdos do CD-ROM Fortalezas Multimídia (com exceção dos depoimentos dos reitores que exerceram seus mandatos após essa data). Os textos antigos não receberam aqui nenhuma edição ou atualização, mantendo-se fiéis ao contexto da época em que foram escritos. A ideia de publicá-los novamente em 2019 integra as celebrações dos 40 anos de gestão das fortalezas pela UFSC.

Todas as fortificações abordadas nesta publicação podem ser conhecidas em detalhes acessando o website www.fortalezas.ufsc.br, da Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina, responsável pela gestão das três fortalezas da Barra Norte, ou consultando o Banco de Dados Internacional Sobre Fortificações (www.fortalezas.org)."

Roberto Tonera
Organizador


Ficha técnica:

Edição e organização:
Roberto Tonera

Produção gráfica:
Roberto Tonera
Renata Valentini
Nicole Kirchner da Silva
Imprensa Universitária / UFSC

  • Magazine
  • Roberto Tonera
  • Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC)
  • 2019
  • Florianópolis
  • Portuguese
  • 100 p., il., colorido.
  • Download

Contribution

Updated at 19/11/2019 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Jéssica Pedrini).



Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Bibliography > Restauração das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina: Depoimentos