Fala do Presidente da Província da Bahia, Herculano Ferreira Penha, em abril de 1860

"Fala recitada na abertura da Assembleia Legislativa da Bahia pelo Presidente da Província, o conselheiro e senador do Império, Herculano Ferreira Penha, em 10 de abril de 1860."

A respeito de fortificações, o relatório menciona, na página 12, as prisões dos fortes de Santo Antônio Além do Carmo e de Nossa Senhora do Monte do Carmo (Barbalho), descritas como pouco seguras, cálidas e escuras. Mais a frente, a página 17 se refere ao Quartel de Santo Antônio da Mouraria (BA) como um próprio nacional ocupado pelo Corpo Policial da Província e por uma força da Guarda Nacional. Este quartel é novamente mencionado em mapa em anexo, na página 215 do PDF, que lista a despesa do Corpo Policial da Província da Bahia.

O Forte de São Diogo (BA) é citado na página 76, pois por conta da criação da Companhia de Pesca Santo Antônio na Província da Bahia e, por conseguinte, a chegada de colonos portugueses para trabalhar a serviço da mesma, o forte passou a ser usado como acomodação provisória aos colonos pescadores e suas famílias.

A página 103 trata dos melhoramentos da estradas do Forte de São Pedro (BA), enquanto a página 113 o menciona novamente por conta dos entulhos deixados em uma alameda do Passeio Público, próximo ao mesmo forte, e da muralha uma vez pertencente à este, que passava também por parte do passeio. Mais a frente, a página 156 volta a mencionar o Forte de São Pedro ao falar sobre o Passeio Público.

Em anexo, na página 204 do arquivo PDF, o quartel do Forte de São Pedro é brevemente mencionado por ter sido o local do assassinado de um cabo de esquadra por um soldado do Exército.

A página 253 do arquivo PDF lista o Forte de Santo Antônio Além do Carmo (BA) em um mapa de relação das obras empreendidas desde 1859.

  • Documento Impreso
  • Herculano Ferreira Penha
  • Typographia de Antonio Olavo da França Guerra
  • 1860
  • Salvador
  • Portugues
  • Relatório da Província da Bahia, Salvador, 1860, 331 p. Disponível em: http://ddsnext.crl.edu/services/download/pdf/3008?from=000001&to=000330. Acesso em: 16/12/2019.
  • Download

Contribuciones

Actualizado en 04/03/2020 por el tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Nicole Kirchner da Silva).



Imprima el contenido


Registre su correo electrónico para recibir noticias sobre este proyecto


Fortalezas.org > Bibliografia > Fala do Presidente da Província da Bahia, Herculano Ferreira Penha, em abril de 1860