"Fala recitada na abertura da Assembleia Legislativa da Bahia pelo Presidente da Província, Antônio da Costa Pinto, no dia 1 de março de 1861."
A respeito de fortificações o relatório menciona, na página 56, o quartel do Forte de São Pedro (BA), no qual estava instalado o 7º Batalhão de Infantaria, o Forte de São Joaquim de Jequitaia (BA), que recebia a Companhia de Artífices, e o Forte de São Diogo, ocupado pela Companhia de Inválidos. Todas estas fortificações são caracterizadas como desarmadas e deterioradas, não servindo a finalidade de defesa do porto como o faziam os fortes do Mar (Forte de Nossa Senhora do Pópulo e São Marcelo/BA) e o da Gamboa (Forte de São Paulo da Gamboa/BA). A mesma página cita também o Quartel da Mouraria (BA), no qual estava aquartelado o Corpo Policial.
A página 58 informa o funcionamento do Laboratório Pirotécnico no Forte de Santo Alberto (Lagartixa/BA). Mais a frente, nas páginas 61 e 62, uma lista de obras militares menciona as despesas feitas nos quartéis de Palma, dos fortes de São Pedro e de Jequitaia, nos fortes de São Paulo da Gamboa e Nossa Senhora do Pópulo e São Marcelo, e na Casa da Pólvora e quartel da Ilha do Medo (BA). A página 64 traz uma descrição mais detalhada das obras supracitadas, e a página 65 acrescenta também as obras na Fortaleza do Morro de São Paulo (BA).
As obras no Forte de São Pedro são mencionadas novamente na página 97, desta vez relacionadas às reformas executadas no Passeio Público. A página 116 cita o Quartel de Santo Antônio da Mouraria (BA), no qual alojava-se o Corpo de Polícia, como já mencionado, embora se desejasse construir novo quartel para o mesmo corpo. As fortificações de Santo Antônio Além do Carmo e Nossa Senhora do Monte do Carmo (Barbalho) (BA) são citadas na página 121, pois nelas funcionavam ainda uma casa de correção e uma cadeia, respectivamente.
Em anexo, nas páginas 241 e 242 do arquivo PDF, consta menção ao Quartel da Mouraria em listas das despesas com o Corpo Policial da Província da Bahia.
Atualizado em 04/03/2020 pelo tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Nicole Kirchner da Silva).
Ajuda
Visualização de bibliografia |
![]() |
![]() |
• Na página de visualização de uma bibliografia, são mostrados o título da bibliografia e todos os demais dados bibliográficos disponíveis sobre a mesma. • No campo denominado "Arquivo", quando disponível, pode-se clicar sobre a palavra "Download" para baixar o arquivo com o conteúdo integral da bibliografia mostrada (formatos DOC, PDF, etc). • Abaixo dos dados bibliográficos, a bibliografia pode conter um texto com a sinopse da obra. • Mais abaixo é mostrada uma tabela com a listagem das fortificações relacionadas a esta bibliografia. Clique sobre o topo das colunas da tabela para ordenar a exibição pelos respectivos títulos das colunas (Nome, tipo, cidade ou País). Passando o mouse (rato) sobre os ícones da primeira coluna (Imagem), pode-se visualizar uma imagem da fortificação listada. Clique sobre a fortificação desejada para acessar a sua página correspondente. • Ao lado do nome do Tutor é informada a data da realização da última atualização desta bibliografia. |