Relatório do Presidente da Província da Bahia, Antonio Joaquim da Silva Gomes, em novembro de 1864

"Relatório com que o Excelentíssimo Sr. Desembargador Antonio Joaquim da Silva Gomes, Presidente da Bahia, entregou a administração da província ao seu sucessor, o Excelentíssimo Sr. Dr. Luiz Antonio Barbosa de Almeida, em 5 de novembro de 1864."

A respeito de fortificações, o documento menciona o Forte de Nossa Senhora do Monte do Carmo [Barbalho/BA], na página 11, o qual deveria ser transformado em quartel para receber o 10º Batalhão de Caçadores, que até então se encontrava no Quartel da Palma (BA). Desse modo, os presos daquele forte foram transferidos para a Cadeira da Correção [Casa de Correção] do Forte de Santo Antônio Além do Carmo (BA) e para uma casa de prisão com trabalho.

A transformação do espaço do Forte de Nossa Senhora do Monte do Carmo em quartel é comentada novamente, na página 24, quando o relatório trata das obras militares na província. A lista de obras inclui também trabalhos realizados no quartel do Forte de São Pedro (BA) e as reformas interrompidas na Fortaleza do Morro de São Paulo (BA), mencionadas também na página 33 do arquivo PDF.

O Forte do Mar [Forte de Nossa Senhora do Pópulo e São Marcelo/BA] é mencionado, na página 31, como exemplo de fortificação imprópria para defender a costa do Império contra certos ataques marítimos, como o do vapor Florida, que com dificuldades foi combatido e apresado. O Forte de São Paulo da Gamboa (BA) também é mencionado neste mesmo contexto. O episódio é citado novamente na página 109 do arquivo PDF, com menção ao Forte do Mar.

Em anexo, na página 88 do arquivo PDF, se fala sobre o Forte do Mar [Forte de Nossa Senhora do Pópulo e São Marcelo/BA] e o episódio de confronto entre embarcações próximas à fortificação.

  • Documento Impresso
  • Antonio Joaquim da Silva Gomes
  • Typographia Poggetti de Tourinho e Cia.
  • 1864
  • Salvador
  • Português
  • Relatório da Província da Bahia, Salvador, 1864, 113 p. Disponível em: http://ddsnext.crl.edu/services/download/pdf/3081?from=000001&to=000112. Acesso em: 06/01/2020.
  • Download

Contribuições

Atualizado em 04/03/2020 pelo tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Nicole Kirchner da Silva).



Imprimir o conteúdo


Cadastre o seu e-mail para receber novidades sobre este projeto


Fortalezas.org > Bibliografia > Relatório do Presidente da Província da Bahia, Antonio Joaquim da Silva Gomes, em novembro de 1864