Técnicas e tácticas de assédio e defesa dos castelos em Portugal no contexto da reconquista: o caso de Alcácer, 1217

“Sobre a guerra em Portugal na Idade Média, encontra-se em autores como João Gouveia Monteiro, Mário Jorge Barroca ou Miguel Gomes Martins, referências incontornáveis. Os seus trabalhos patenteiam grande coerência terminológica, especialmente no que respeita às principais expressões que a historiografia militar medieval tem vindo a consagrar. No entanto, em relação ao tratamento de certas facetas da guerra, em que entram em jogo detalhes e particularidades técnicas, constata-se que o leque terminológico se alarga e, frequentemente, diferentes autores utilizam termos ou expressões diversas para retratar realidades semelhantes. O oposto – o uso de um mesmo termo para expressar realidades diferentes – também se torna frequente.

O presente trabalho visa, recorrendo à ciência militar atual, propor um quadro terminológico que permita circunscrever as actividades relacionadas com a poliorcética. Escolheu-se articular o texto em três partes. Uma vez delimitados os conceitos, faz-se uma incursão, para enquadramento, pelo impacto de cinco séculos de presença muçulmana, e forma de fazer a guerra, incluindo a arquitectura militar. Seguidamente, importará identificar, dentro da terminologia escolhida, quais os métodos e técnicas mais utilizados no Portugal dos séculos XII e XIII e porquê.

Finalmente, abordar-se um evento em particular – o cerco e conquista de Alcácer do Sal, procurando identificar as técnicas e tácticas utilizadas por ambos os contendores.”

  • Chapter
  • Carlos Filipe Afonso
  • Edições Colibri & Campo Arqueológico de Mértola
  • 2013
  • Lisboa
  • Portuguese
  • In: FERNANDES, Isabel (coord.). Fortificações e Território na Península Ibérica e no Magreb (Séculos VI a XVI). Vol. 2, p. 517-539. Disponível em: https://bit.ly/3jfyT1Y. Acesso em: 16/07/2020.
  • Download

Contribution

Updated at 22/07/2020 by the tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Nicole Kirchner da Silva).



Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Bibliography > Técnicas e tácticas de assédio e defesa dos castelos em Portugal no contexto da reconquista: o caso de Alcácer, 1217