Ruínas do Forte São Joaquim: o uso turístico e a preservação do patrimônio cultural

“Na presente dissertação temos por objetivo principal perceber como o uso turístico cultural, social e sustentável pode ser um instrumento de preservação, valorização e divulgação de um bem protegido, no caso as ruínas do Forte São Joaquim do Rio Branco, localizadas em Bonfim, Roraima. Esse bem se constitui como um sítio arqueológico e também está tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN e inscrito no Livro do Tombo Histórico e no Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico.

É o único bem roraimense tombado em nível nacional. Abordamos a relação do uso público e turístico de bens tombados relativos à arquitetura militar, como também o processo de valorização e tombamento do Forte São Joaquim, a partir das ações de sujeitos envolvidos, de pesquisas e projetos que já foram realizados sobre as ruínas e os motivos de seu abandono, considerando os usos turísticos em algumas fortificações no Brasil. Discutimos também a relação entre turismo, patrimônio e os órgãos de preservação do patrimônio, considerando as formas de uso de bens protegidos.

Por fim, procuramos conhecer a memória que os roraimenses possuem sobre esse testemunho histórico e sua relação com essas ruínas, a partir da realização de entrevistas com cinquenta e cinco indivíduos da sociedade ligados à gestão do patrimônio cultural e natural, com pesquisadores e professores da área da educação e turismo, que possuíam algum envolvimento com a história da preservação das ruínas do Forte São Joaquim para saber sua opinião sobre qual seria o melhor uso do bem cultural e sua preservação.”

  • Dissertação
  • Thais Felipe Rosa
  • Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan
  • 2014
  • Rio de Janeiro
  • Português
  • Mestrado Profissional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Orientadora: Analucia Thompson. Ilustrado, colorido, 280 p.
  • Download

Fortificações relacionadas

Contribuições

Atualizado em 30/11/2020 pelo tutor Projeto Fortalezas Multimídia (Nicole Kirchner da Silva).



Imprimir o conteúdo


Cadastre o seu e-mail para receber novidades sobre este projeto


Fortalezas.org > Bibliografia > Ruínas do Forte São Joaquim: o uso turístico e a preservação do patrimônio cultural