Oficina 'Construção da candidatura do conjunto de fortificações do Brasil a Patrimônio Mundial'

Florianópolis, Santa Catarina, Brazil, South America.

Between 06/10/2019 and 06/13/2019

Place: Centro Integrado de Cultura – Sala de Cinema (Av. Gov. Irineu Bornhausen, nº 5600, Agronômica, Florianópolis – SC)

Time: 08:30 h. às 18:00 h.

Informations: Superintendência do IPHAN/SC - Telefone: (48) 3223-0883

O Conjunto de Fortificações do Brasil, candidato a Patrimônio Mundial, reúne 19 fortes e fortalezas de 10 estados, testemunhos do histórico de ocupação, defesa e integração do território nacional. Em prol da candidatura, o Departamento de Cooperação e Fomento (DECOF) do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) irá desenvolver uma oficina de construção do plano de gestão compartilhada do bem cultural, com representantes de cada uma das fortificações. A iniciativa conta com a Superintendência do Iphan em Santa Catarina e o Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do Instituto, além da participação do Ministério do Turismo e do SEBRAE. A programação acontece de 10 a 13 de junho, no Centro Integrado de Cultura, em Florianópolis (SC).



A proteção, conservação e gestão das fortificações serão temas tratados durante as atividades, desenvolvidas a partir dos três pilares de avaliação de uma candidatura a Patrimônio Mundial. O propósito é de, ao final da programação, construir uma proposta de ações para o desenvolvimento da candidatura em relação a todas as fortificações. Alguns dos bens, como o Forte Príncipe da Beira, em Costa Marques (RO), passam por processos de restauro. Outros recebem exposições, o Forte das Cinco Pontas, no Recife (PE). A proposta é que todos os fortes e fortalezas desenvolvam projetos de uso e sustentabilidade.



A oficina é fruto de uma parceria entre o Iphan, do Ministério da Cidadania, o Ministério do Turismo, o Ministério da Defesa, a Fundação Catarinense de Cultura e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).



Know more


http://portal.iphan.gov.br/noticias/detalhes/5112/candidatura-de-fortificacoes-a-patrimonio-mundial-

Contribution

Updated at 07/06/2019 by the tutor Roberto Tonera.

 


Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Search for agenda programs