Alorna fort

Panaji, Goa - India

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (1)

Images (1)

O "Forte de Alorna", também referido como "Fortaleza de Alorna", localiza-se em Alorna, no concelho de Perném, distrito de Goa Norte, no estado de Goa, na Índia.

História

Foi originalmente erguido por forças hindus na margem direita do rio Chaporá, em um trecho navegável do rio, rodeado por montanhas. Foi conquistado para as armas portuguesas pelo 44.º vice-rei do Estado Português da Índia, D. Pedro Miguel de Almeida Portugal e Vasconcelos (1744-1750), 3.º conde de Assumar, 1.º marquês de Castelo Novo, em 5 de maio de 1746, que em memória do feito foi recompensado com o título de 1.º marquês de Alorna (1748).

Foi restituído aos Bounsoló em 1761 por ordens do governo. Estes, pouco tempo, entretanto, com o apoio dos Ranes de Sattary, revoltaram-se, ameaçando as possessões portuguesas do norte de Goa. Em função dessa ameaça, a posição foi reconquistada em 25 de agosto de 1781, por forças sob o comando do Vice-rei D. Frederico Guilherme de Sousa Holstein (1779-1786).

Em 18-19 de dezembro de 1961 a intervenção militar das forças armadas da União Indiana ("Operação Vijay"), anexou Goa, Damão e Diu à Índia. Os habitantes mais antigos de Alorna recordam que, diante do avanço das tropas da União Indiana na ocasião, a guarnição portuguesa afundou as peças de artilharia e todos os objetos de valor nas águas do rio.

Encontra-se declarado como monumento protegido sob a Lei dos Antigos Monumentos e Sítios Arqueológicos remanescentes de Goa, Damão e Diu de 1978, n.º 1 de 1979, e regras de 1980.

Atualmente está em precárias condições, invadido interna e externamente pela vegetação onde predomina a espécie "Euphotorium odaratum".

Características

Exemplar de arquitetura militar, abaluartado.

Apresenta planta pentagonal irregular com quatro baluartes nos vértices.

Encontrava-se artilhado com quatro peças de ferro, uma em cada baluarte. Em seu interior erguem-se uma pequena edificação de serviço e uma capela. O portão de acesso rasga-se na muralha a sul, atualmente fechado por um portão metálico.

Externamente, um largo fosso podia ser facilmente inundado pelas águas do rio.



 Related character


 Print the Related character

Related bibliography 


 Print the Related bibliography

Contribution

Updated at 17/03/2015 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contributions with medias: Carlos Luís M. C. da Cruz (1).


  • Alorna fort

  • Fortaleza de Alorna, Halarn fort

  • Fort





  • India


  • Ruins Badly Conserved








  • ,00 m2

  • Continent : Asia
    Country : India
    State/Province: Goa
    City: Panaji



  • Lat: 0 -0' 0'' | Lon: 0 -0' 0''




  • 4 peças de artilharia antecarga, de alma lisa, de ferro, uma em cada baluarte.






Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Alorna fort