Forte de Gaspar Dias

Panaji, Goa - India

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (1)

Images (1)

O "Forte de Gaspar Dias" localizava-se em Miramar, na atual cidade de Panaji, concelho de Tiswadi, distrito de Goa Norte, no estado de Goa, na costa oeste da Índia.

Erguia-se na margem esquerda (sul) do estuário do rio Mandovi, fronteiro à Fortaleza dos Reis Magos de Goa, com quem cooperava. Ficou assim conhecido por se localizar ao longo do palmar do proprietário desse nome.

História

Este forte foi principiado no contexto da Dinastia Filipina (1580-1640), em 1598, por determinação do Vice-rei do Estado Português da Índia, D. Francisco da Gama, 4.° conde da Vidigueira (1597-1600; 1622-1628), com a função de defesa da barra do Mandovi. Com projeto do arquiteto militar milanês Giovanni Battista Cairate, foi assim referido por António Bocarro:

"(…) Forte de pedra e cal de altura de 15 pés e as paredes de groçura  de sinco em quadro. Cada lanço de muro tem seis braças de comprido. Não está de todo acabado mas já lhe podem por dez ou doze peças de artilharia para defender a entrada da barra, em cuja fronte está do banco que ha travessa. Por cujo respeito se fes aly este forte e, como adiante da fortaleza da Aguada e na Nossa Senhora do Cabo (…)." (“Livro das Plantas de todas as fortalezas, cidades e povoaçoens do Estado da Índia Oriental”, 1635)

Afirma-se que ficou artilhado à época com dezoito peças de diversos calibres.

No contexto da restauração da rainha Maria II de Portugal (1826-1828; 1834-1853) e da Carta Constitucional em Portugal, registou-se um motim entre a guarnição deste forte (4 de março de 1835), em virtude do qual as suas instalações foram parcialmente destruídas. Posteriormente, em 1842, foi reconstruído pelo Governador Interino José Joaquim Lopes da Lima.

Atualmente nada mais resta de sua estrutura, a não ser algumas das antigas peças de artilharia, espalhadas por diversos edifícios públicos na cidade.

Características

Exemplar de arquitetura militar, abaluartado.



 Related character


 Print the Related character

Related bibliography 


 Print the Related bibliography

Contribution

Updated at 15/03/2015 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contributions with medias: Carlos Luís M. C. da Cruz (1).


  • Forte de Gaspar Dias


  • Fort

  • 1598 (AC)


  • Giovanni Battista Cairate


  • Portugal


  • Missing








  • ,00 m2

  • Continent : Asia
    Country : India
    State/Province: Goa
    City: Panaji



  • Lat: 15 -30' 60''N | Lon: 73 -49' 36''E




  • 18 peças de artilharia antecarga, de alma lisa, dos diversos calibres.






Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Forte de Gaspar Dias