Fort Augustaborg

Teshie, Greater Accra - Ghana

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (1)

Images (1)

O “Forte Augustaborg” (“Fort Augustaborg”), também referido como “Fort Teshie Nungua” e “Teshie Fort”, localizava-se em Teshie, na região de Greater Accra, no litoral do Gana.

Foi uma das diversas fortificações erguidas pelos europeus na chamada “Costa do Ouro”, inicialmente para o comércio de ouro e madeiras e, posteriormente, para o tráfico de escravos para as Américas.

História

Remonta a um pequeno entreposto comercial estabelecido no local em 1593 por forças Dinamarquesas.

Terá sido conquistado por forças Inglesas no decurso da expansão destas na Costa do Ouro em 1664, e, na sequência da Guerra Anglo-Neerlandesa (1665-1667), Teshie passa a estar relacionada como uma filial da Companhia Neerlandesa das Índias Ocidentais (WIC).

No contexto da Quarta Guerra Anglo-Neerlandesa (1781-1784) os confrontos entre as duas nações refletiram-se também na Costa do Ouro. Em 1781 o HMS Leander, sob o comando do capitão Thomas Shirley, e a chalupa canhoneira HMS Alligator, navegaram para a Costa do Ouro e conquistaram os pequenos fortes Neerlandeses na região, (CROOKS, 1973:62.) com destaque para o Forte Vredembourg e o Forte Komenda. Em fevereiro de 1782 um ataque contra Elmina, a principal fortificação Neerlandesa na região fracassou. Entretanto, apesar do apoio local, a partir de março, os fortes em Kormantin, Mouri, Beraku e Accra caíram em mãos Britânicas.

O atual forte foi erguido em 1787 por forças Dinamarquesas, cerca de 15 quilómetros a leste do Forte Christiansborg, por iniciativa do então governador dinamarquês, Jens Adolf Kjöge. O seu nome é uma homenagem à princesa Louise Auguste, filha de Cristiano VII da Dinamarca, nascida em 1771.

Em 1792 a Dinamarca foi a primeira nação europeia a abolir o tráfico de escravos.

Em 1850 os britânicos adquiriram a chamada “Costa do Ouro Dinamarquesa” por £ 10.000 (algo entre 850.000 e 1,5 milhões de libras em 2007), incluindo o Forte Augustaborg. Sem que houvesse sido guarnecido, veio a cair em ruínas, dele subsistindo apenas vestígios em nossos dias.

De acordo com o “National Monuments Instrument” (EI 42, 1972), encontra-se classificado como Monumento Nacional.

Encontra-se classificado como Património Mundial pela UNESCO como um dos "Fortes e Castelos em Volta, Grande Acra e regiões Central e Ocidental", desde 1979.

Características

De pequenas dimensões, apresentava planta quadrada com baluartes nos vértices, artilhados. Uma antiga peça de artilharia ainda podia ser vista no local.

Bibliografia

CROOKS, John Joseph. “Records Relating to the Gold Coast Settlements from 1750 to 1874”. London: Taylor & Francis, 1973. ISBN 978-0-7146-1647-6

DOORMANN, J.G.: "Die Niederländisch-West-Indische Compagnie an der Goldküste", In: Tijdschrift voor Indische Taal, Land en Volkenkunde (Batavia), 40 (5/6), 1898, p. 387–496

EPHSON, Isaac S.. Ancient Forts and Castles of the Gold Coast (Ghana), Accra: Ilen Publications, 1970. P. 83.

VAN DANTZIG, Albert. "Forts and Castles of Ghana". Accra: Sedco Publishing Ltd., 1980. ISBN 9964-72-010-6



Related links 

Fort Augustaborg
Descrição em inglês do Fort Augustaborg, no site Ghana Museums & Monuments Board.

http://www.ghanamuseums.org/forts/fort-agustaborg.php
Fortificações em Gana
Página sobre fortificações do Ghana Museums and Monuments Board (GMMB), responsável legal pela preservação do património cultural material e imaterial de Gana, na África (a página principal é: http://www.ghanamuseums.org/index.php). Aqui podem ser encontrados conteúdos sobre dezenas de fortificações classificadas como monumentos nacionais de Gana.

http://www.ghanamuseums.org/forts/forts-castles.php

 Print the Related links

Contribution

Updated at 07/01/2014 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contributions with medias: Carlos Luís M. C. da Cruz (1).


  • Fort Augustaborg

  • Fort Teshie Nungua, Teshie Fort

  • Fort

  • 1787 (AC)




  • Denmark


  • Conserved Ruins

  • National Protection
    UNESCO World Heritage
    De acordo com o “National Monuments Instrument” (EI 42, 1972), encontra-se classificado como Monumento Nacional.
    Encontra-se classificado como Património Mundial pela UNESCO como um dos Fortes e Castelos em Volta, Grande Acra e regiões Central e Ocidental, desde 1979.





  • Ruins

  • ,00 m2

  • Continent : Africa
    Country : Ghana
    State/Province: Greater Accra
    City: Teshie

    Teshie, região de Greater Accra, Gana


  • Lat: 0 -0' 0'' | Lon: 0 -0' 0''










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Fort Augustaborg