Forte Real de São Francisco Xavier da Ribeira do Jaguaribe

Russas, Ceará - Brazil

O Forte Real de São Francisco Xavier da Ribeira do Jaguaribe localizado à margem do Rio Jaguaribe, 14 léguas (cerca de 73 Km) acima de sua foz, provavelmente na atual cidade de Russas, no Estado do Ceará.

De acordo com Barretto (1958), por determinação do governador da Capitania de Pernambuco, Caetano de Mello Castro, o Capitão Pedro Lelou partiu do Forte Schoonemborch (25/mar/1695) à testa de um contingente de 50 homens, para estabelecer um Presídio no curso do baixo Rio Jaguaribe. Este estabelecimento, batizado com o nome de Forte Real de São Francisco Xavier da Ribeira do Jaguaribe, tinha a função de oferecer apoio para a pacificação dos indígenas da região, sendo artilhado com quatro arcabuzes e dois pedreiros, e guarnecido com 20 homens sob o comando do Ajudante João da Mota, efetivo aumentado para 50 homens em 1697.

A partir de 1699 assume o comando do forte Belchior Pinto. Ainda segundo Barretto (1958), foi reconstruído em 1700 por determinação do Tenente-coronel João de Barros Braga, no ano seguinte o seu comando passa para Plácido de Azevedo Falcão. Tomando por duas vezes pelos indígenas revoltados, é incendiado pelos mesmos em 1705. Em 20/dez/1705, o governador da Capitania de Pernambuco, Francisco de Castro Morais, propõe à Coroa a extinção deste forte, considerando terem os índigenas deixado livre aquele litoral, perdendo desse modo o forte a sua finalidade. Por Carta-régia de 12/mar/1707, o governador da Capitania é autorizado a mandar abandoná-lo, determinando que o Cabo Manoel Dias Pinheiro, seu comandante desde 1706, fosse transferido para a Fortaleza do Pau Amarelo, então em construção (BARRETO, 1958: 93-94).

 



 Related character


 Print the Related character

Related bibliography 


 Print the Related bibliography



Related links 

Forte Real de São Francisco Xavier da Ribeira do Jaguaribe
Página da Enciclopédia Wikipédia versando sobre o Forte Real de São Francisco Xavier da Ribeira do Jaguaribe, que localizava-se à margem do rio Jaguaribe, quatorze léguas (cerca de setenta e três quilômetros) acima de sua foz, no Estado do Ceará, no Brasil.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Forte_Real_de_S%C3%A3o_Francisco_Xavier_d...

 Print the Related links

Contribution

Updated at 23/05/2013 by the tutor Roberto Tonera.

With the contribution of contents by: Carlos Luís M. C. da Cruz.


  • Forte Real de São Francisco Xavier da Ribeira do Jaguaribe


  • Fort

  • 1695 (AC)


  • Pedro Lelou

  • Caetano de Mello Castro

  • Portugal


  • Missing






  • Disappeared

  • ,00 m2

  • Continent : South America
    Country : Brazil
    State/Province: Ceará
    City: Russas

    Localizado à margem do Rio Jaguaribe, 14 léguas (cerca de 73 Km) acima de sua foz, provavelmente na atual cidade de Russas, no Estado do Ceará.


  • Lat: 4 56' 25''S | Lon: 37 53' 25''W










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Forte Real de São Francisco Xavier da Ribeira do Jaguaribe