Tower of Nuestra Señora del Pilar y San Miguel

Las Palmas, Canaries - Spain

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (1)

Images (1)

A “Torre de Nuestra Señora del Pilar y San Miguel“, melhor conhecida como “Torre del Tostón”, e também referida como “Castillo del Cotillo”, localiza-se na Caleta del Cotillo, no município de La Oliva, província de Las Palmas, na ilha de Furteventura, na Comunidade Autónoma das Canárias, na Espanha.

Este fundeadoro natural, na costa leste da ilha, destacava-se pelo seu comércio de cochonilha, cereais e gado. Conhecido desde 1599 como Puerto de Roque, a partir de 1626 passou a denominar-se como Puerto del Tostón, e, a partir de meados do século XX como “El Cotillo”.

História

A primeira estrutura defensiva no local remonta ao momento da conquista, por Jean IV de Béthencourt, ainda em 1404. Visando fortificar-se e ciente dos rumores de que o rei de Fez reclamava a posse das Canárias, Béthencourt fez erguer o Castelo de Richeroque (Rico Roque).

Em 1741 a ilha foi incorporada ao projeto defensivo do então Capitão-general das Canárias, D. Andrés Bonito y Pignatelli. Para esse fim, incumbiu o engenheiro militar D. Claudio de L'Isle do projeto e construção de duas torres, tiradas pelo modelo da Torre de Gando, na Gran Canaria, e da Torre del Águila, em Lanzarote, que lhe são coevas.

Após um minucioso estudo do tipo de fortificação e da costa de Fuerteventura, L'Isle propôs que as torres fossem erguidas em duas calhetas muito frequentadas por pescadores e comerciantes: a calheta del Tóston, na costa noroeste da ilha, vizinha à povoação de La Oliva; e a calheta de Fustes, na costa leste, ao sul da atual capital da ilha.

As obras de ambas foram dirigidas pessoalmente por L'Isle, que veio a falecer em Fuerteventura em 1743, já ao final da sua comissão.

A proteção proporcionada por estas estruturas, assim como as boas condições para fundeio das embarcações, conduziram ao desenvolvimento económico da ilha em termos de produção voltada para a para exportação e de comércio.

Por Real Ordem de 20 de julho de 1871 determinou-se entregar ambas as torres ao Ministério da Fazenda.

Encontra-se classificada como Monumento Histórico Artístico pelo Decreto de 22 de abril de 1949, do Ministerio de Educación Nacional, publicado no B.O.E de 5 de maio de 1949, e como Bem de Interesse Cultural, na categoria "Monumento", desde 12 de julho de 1993, sob a referência RI-51-0008264.

Atualmente encontra-se aberta ao público como um espaço cultural e de exposições, e posto de informações turísticas.

Características

Ambas as estruturas apresentam planta circular, em alvenaria de pedra aparelhada, dividida internamente em dois pavimentos, com abóbada suportada por um grosso pilar ao centro onde se encontram as dependências de serviço (quartéis, depósitos). Na esplanada, na parte superior encontrava-se uma guarita, a cumua e a cisterna.

Em ambas, a porta de Armas rasga-se a meia altura, acedida por uma ponte levadiça de madeira, que comunica com uma escada de cantaria. Nesta, à esquerda de quem entra, encontra-se o paiol de pólvora e uma dependência de pequenas dimensões, e à direita, a subida para a esplanada. À frente da entrada encontram-se as dependências para alojar a guarnição e um pequeno quarto.

Concluída a obra cogitou-se em envolver a torre com um fosso, protegendo-a de um ataque pelo lado de terra, mas o projeto não chegou a realizar-se.

A guarnição desta torre, à época, era composta por doze homens. A artilharia reduzia-se a três peças antecarga, de alma lisa, de ferro.

Contribution

Updated at 19/12/2013 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contributions with medias: Carlos Luís M. C. da Cruz (1).


  • Tower of Nuestra Señora del Pilar y San Miguel

  • Torre del Tostón, Castillo del Cotillo

  • Fortified Tower

  • 1741 (AC)




  • Spain


  • Restored and Well Conserved

  • National Protection
    Encontra-se classificada como Monumento Histórico Artístico pelo Decreto de 22 de abril de 1949, do Ministerio de Educación Nacional, publicado no B.O.E de 5 de maio de 1949, e como Bem de Interesse Cultural, na categoria "Monumento", desde 12 de julho de 1993, sob a referência RI-51-0008264.





  • Tourist-cultural Center

  • ,00 m2

  • Continent : Africa
    Country : Spain
    State/Province: Canaries
    City: Las Palmas



  • Lat: 28 -41' 13''N | Lon: 14 0' 39''W




  • Três peças de artilharia antecarga, de alma lisa, de ferro.






Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Tower of Nuestra Señora del Pilar y San Miguel