Tower of Gando

Telde, Las Palmas - Spain

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (1)

Images (1)

A “Torre de Gando”, também referida como “Castillo de Gando”, localiza-se sobre a baía de Gando, no município de Telde, na ilha de Gran Canaria, província de Las Palmas, na Região Autónoma das Canárias, na Espanha.

É vizinho ao Aeroporto Internacional de Gran Canaria.

História

Antecedentes

A primitiva ocupação defensiva do local remonta ao século XIV, quando em 1360 um grupo de missionários da Ordem dos Frades Menores oriundo de Aragão e de Maiorca aqui se estabeleceu visando contatar e evangelizar as populações indígenas. Aprisionados, foram martirizados e o seu estabelecimento destruído.

Uma segunda estrutura foi erguida por iniciativa de D. Diego de Herrera em 1457. Embora a princípio Herrera tenha tido sucesso em ganhar a confiança dos Guanartemes, em pouco tempo estes se cansaram dos desmandos da guarnição castelhana e incendiaram a fortificação. Dois anos mais tarde a fortificação seria reconstruída, com a função de defesa contra os assaltos portugueses, vindo a ser tomada por uma esquadra portuguesa sob o comando de Diego de Silva.

Até 1554, com a ilha já sujeita à Coroa de Espanha, o Governador Rodrigo Manrique fez erguer uma quarta torre, com a função de defesa contra os corsários e piratas, então frequentes nesta região do Oceano Atlântico.

A atual torre

A atual estrutura foi erguida em meados do século XVIII sob o governo do Comandante General das Canarias D. Andrés Bonito y Pignatelli, tendo intervindo na defesa da baía ante um duplo ataque inglês em 1741, e na defesa do navio espanhol “El Canario”.

Em tempos de guerra estava guarnecido por trinta homens e, em tempo de paz, era guarnecido por dois homens, um de infantaria e outro artilheiro, reforçados à noite por milicianos. A torre estava artilhada com três peças.

Durante o século XIX continuou a cumprir a sua função defensiva, até que ao final do século foi considerada como sem serventia para o Exército, passando a pertencer à Marinha que veio a utilizar as suas dependências como oficina, cozinha e armazém de pescadores.

Em 1956 a força aérea converteu-a em paiol, vindo a abandoná-la em 1960.

Em 1972, no contexto das obras de construção da segunda pista do aeroporto, deu-se início a uma intervenção de restauração na torre.

Uma década mais tarde, em 1982, inaugurava-se o seu espaço, requalificado como Museo de Aeronáutica Canaria, a sua atual função.

Características

Constitui-se em uma torre de planta circular, em alvenaria de pedra ordinária, com uma área edificada de cerca de 170m2.

De acordo com um Relatório do Comandante das Canárias datado de 1843, apresenta 12 metros de diâmetro, e 10 em sua esplanada. O corpo principal é rasgado por duas janelas, uma de cada lado da Porta, esta por sua vez rasgada a meia altura, acedida por uma ponte levadiça que comunica com uma escada de cantaria.

Em seu topo encontra-se uma plataforma para artilharia, capaz de até cinco peças.

Ao centro, de um pilar de consideráveis dimensões (seis metros de altura por quase dois de diâmetro) arrancam oito arcos, que correspondem aos oito ângulos do octógono que constitui o interior da torre. A cúpula é de silharia, e nela se inscreve uma cisterna retangular de um metro quadrado. Internamente, a torre é divida em dois pavimentos: no primeiro encontram-se a cisterna, o paiol de pólvora e os depósitos de materiais e víveres; uma escada de madeira comunicava com o segundo pavimento, onde se encontrava o acesso, por uma escada de mão, à esplanada superior, com espaço para de 30 a 40 homens.

A intervenção de restauração em 1981 conferiu-lhe um cinturão envolvente de betão, que serviu para afastar a umidade e alteou o piso do pavimento inferior em 40cm. A cobertura também recebeu uma aplicação de concreto, tendo a cumua e a seteira da porta sido refeitas. Foram restauradas a cisterna e as escadas. Refez-se a iluminação e ajardinou-se o entorno.

Contribution

Updated at 02/03/2020 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contributions with medias: Carlos Luís M. C. da Cruz (1).


  • Tower of Gando

  • Torreón de Gando, Castillo de Gando

  • Fortified Tower





  • Spain


  • Restored and Well Conserved






  • Historical military museum

  • 170,00 m2

  • Continent : Africa
    Country : Spain
    State/Province: Las Palmas
    City: Telde



  • Lat: 27 -56' 9''N | Lon: 15 22' 51''W




  • 3 peças de artilharia de antecarga, de alma lisa.






Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Tower of Gando