Fortim de São Luís

Fortaleza, Ceará - Brazil

O Forte de São Luís está localizado na ponta de Mucuripe, defendendo a enseada e porto de mesmo nome, em Fortaleza, no Estado do Ceará.

De acordo com Barretto (1958), já no início do século XVII, o Capitão-mór Martim Soares Moreno preconizava a fortificação da enseada de Mucuripe, a quem os franceses denominavam "mocoripá", a ser artilhada com quatro peças, idéia perfilhada em 1696 pelo Capitão-mór da Capitania do Ceará, Fernão Carvalho. Em 1745 foi submetido à Coroa portuguesa um projeto para a construção de um forte em Mucuripe.

Entretanto, apenas a partir de 1799, seguindo Barretto (1958), é que uma fortificação seria iniciada para a defesa da enseada, sob a forma de uma simples estacada de pau-a-pique, com a forma de um polígono octogonal regular, com vinte palmos de comprimento em cada lado. Os cinco ângulos voltados para o mar possuíam uma canhoneira cada um e os três pelo lado de terra abrigavam o quartel da tropa. Encontrava-se artilhado com três peças de 3 libras, duas de bronze e uma de ferro, todas com os seus ouvidos arruinados, apontadas para a entrada da enseada.

Seus muros eram tão baixos, que do mar podiam se divisar os soldados ali postados. Ainda conforme Barretto (1958), no ano de 1800, o governador da Capitania do Ceará, Bernardo de Manoel de Vasconcelos, propôs o aumento da artilharia do forte, de dezoito para vinte e seis peças. No ano seguinte, para reforço da sua defesa, ordena o levantamento de três baterias de pedra e cal, uma delas próxima ao ancoradouro. Essa obra, a cargo do Tenente Artilheiro Francisco Xavier Torres, foi concluída em três meses, ao custo de 526$930 réis. Por falta de peças para municiar as baterias recém-construídas, o mesmo governador faz guarnecê-las com algumas peças de ferro em cada uma, complementadas por imitações de madeira pintadas de preto, iludindo o observador externo.

Também conhecido como Fortim de São Bernardo do Governador, dessa estrutura e das que lhe foram complementares na defesa do ancoradouro de Mucuripe, nada mais resta atualmente. Barretto (1958) complementa que, em 1843, o estado dessa defesa era bastante precário, guarnecida por um Sargento e quatro soldados sob o comando de um Tenente reformado. Junto às canhoneiras jaziam onze peças, encobertas pela areia.

Related bibliography 


 Print the Related bibliography



Related links 

Fortificações na ponta do Mucuripe
Página da Enciclopédia Wikipédia versando sobre as Fortificações na ponta do Mucuripe, que localizavam-se na enseada do Mucuripe, atual cidade de Fortaleza, no litoral do Estado do Ceará, no Brasil.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bateria_da_Princesa_Carlota

 Print the Related links

Contribution

Updated at 28/11/2008 by the tutor Roberto Tonera.

With the contribution of contents by: Carlos Luís M. C. da Cruz.


  • Fortim de São Luís


  • Fortin

  • 1799 (AC)




  • Portugal


  • Missing






  • Disappeared

  • 0,00 m2

  • Continent : South America
    Country : Brazil
    State/Province: Ceará
    City: Fortaleza

    Localizado na ponta de Mucuripe, defendendo a enseada e porto de mesmo nome, em Fortaleza, no Estado do Ceará.


  • Lat: 3 42' 28''S | Lon: 38 27' 60''W










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Fortim de São Luís