Castillo de Santa Bárbara y San Hermenegildo

Las Palmas, Canaries - Spain

O “Castillo de Santa Bárbara y San Hermenegildo", também referido como “Castillo de Santa Bárbara” e “Castillo de Guanapay”, uma vez que se situa numa escarpa do vulcão de Guadanapay, localiza-se no municipio de Teguise, província de Las Palmas, na ilha de Lanzarote, Comunidade Autónoma das Canárias, na Espanha.

Situada em posição dominante no alto de uma escarpa, à maneira peninsular, de seus muros descortina-se ampla panorâmica, quer dos vários flancos da ilha quer do oceano circundante.

História

Remonta a um fortim erguido pelo navegador genovês Lancelotto Malocello (c. 1270 — após 1336), que, em 1312, no comando de uma embarcação, chegou às costas da ilha que recebeu o seu nome.

Desembarcado na ilha, mandou construir o chamado “Castillo de Guanapay”, uma pequena fortificação em posição dominante sobre uma elevação sobranceira ao povoado guanche de Teguise, do qual não se conhecem vestígios seguros, embora quando o conquistador normando Jean de Bettencourt (1362-1425) ali chegou em 1402 ainda existisse.

Malocello foi expulso da ilha cerca de 20 anos depois por um levantamento dos guanches. Embora se conheçam poucas informações sobre essa revolta e o subsequente abandono da ilha, a permanência de Malocello na ilha é atestada por várias fontes, entre as quais a crónica da conquista da ilha pelos europeus capitaneados pelo normando Jean de Bettencourt, quase um século depois. Nessa crónica refere-se o achado, nas imediações de Teguise, sobre a montanha de Guanapay, de um fortim por ele construído.

No século XVI diante da contínua ameaça de corsários e piratas, então frequentes nesta região do oceano Atlântico, Filipe II de Espanha (1556-1598) determinou a D. Sancho de Herrera que fizesse erguer uma torre com a função de vigia.

A sua traça foi modificada após um ataque do pirata bérbere Morato Arráez (30 e 31 de julho de 1586) quando quase uma centena de habitantes da ilha nela buscaram refúgio, tendo o arquiteto militar cremonense Leonardo Torriani proposto as ampliações que lhe conferiram a atual feição.

Perdida a sua função militar, foi desartilhado no século XVII, vindo a cair em abandono e em ruínas.

Foi recuperado em 1899 como pombal militar e, em 1913 foi cedido ao Ayuntamiento de Teguise.

A partir de 1989 sofreu intervenção de restauro por iniciativa da Asociación de Amigos de los Castillos.

Desde 1991 acolhe o Museo del Emigrante Canario, que oferece informações sobre este fenómeno tão presente na história de Lanzarote e das Canárias.

Encontra-se classificado como Bem de Interesse Cultural, na categoria “Monumento”, desde 12 de julho de 1993, sob a referência RI-51-0008266.



 Related character


 Print the Related character

Contribution

Updated at 03/06/2013 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.


  • Castillo de Santa Bárbara y San Hermenegildo

  • Castillo de Santa Bárbara, Castillo de Guanapay

  • Fort





  • Spain


  • Restored and Well Conserved

  • National Protection
    Encontra-se classificado como Bem de Interesse Cultural, na categoria “Monumento”, desde 12 de julho de 1993, sob a referência RI-51-0008266.





  • Historical museum
    Museo del Emigrante Canario

  • ,00 m2

  • Continent : Africa
    Country : Spain
    State/Province: Canaries
    City: Las Palmas



  • Lat: 29 -4' 32''N | Lon: 13 33' 1''W






  • A partir de 1989 sofreu intervenção de restauro por iniciativa da Asociación de Amigos de los Castillos.




Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Castillo de Santa Bárbara y San Hermenegildo