Castillo de San Gabriel

Las Palmas, Canaries - Spain

O “Castillo de San Gabriel” localiza-se na cidade e município de Arrecife, província de Las Palmas, na ilha de Lanzarote, Comunidade Autónoma das Canárias, na Espanha.

História

Do mesmo modo que diversos fortes costeiros na ilha de Gran Canaria, este também foi erguido aproveitando uma pequena ilha que, fronteira ao casco urbano de Arrecife, uma posição que o fazia virtualmente inexpugnável. Os seus trabalhos estenderam-se entre 1572 e 1573, por iniciativa de Don Agustín de Herrera y Rojas. Com 40 pés de lado e apenas três de altura, o seu interior era todo em madeira, e estava artilhado com quatro peças: uma de bronze e três de ferro coado.

Quando do ataque do pirata bérbere Morato Arráez em julho de 1586 foi incendiado, o que resultou em que o chamado “Islote del Castillo”, passasse a ser referido como “Islote del Quemado”. Na sequência deste ataque, em 1591 chegou à ilha o engenheiro militar Leonardo Torriani. No caso desta fortificação, ele projetou um caminho empedrado, amuralhado em ambos os lados, com três canhoneiras e portões de fuga, ligando a fortificação a terra firme. Embora o projeto de Torriani não tenha sido integralmente executado, as reformas abrangeram, por exemplo, a reconstrução do interior incendiado em alvenaria, o reforço das muralhas e a construção de duas canhoneiras, uma voltada para a baía de Arrecife e outra para o mar, no vértice leste, com a função de vigia da restinga de Juan Rejón.

Perdida a sua função estratégica, foi desativado em 1896, vindo a ser reguarnecido pouco depois, em 1898, no contexto da Guerra Hispano-Estadunidense, quando recebeu os canhões sobre as suas carretas que hoje adornam a sua entrada.

Desde 1972, abriga um Museu Arqueológico mantido pelo Ayuntamiento de Arrecife, com peças desde o período pré-hispânico. O seu espaço também é utilizado para a realização de atividades de observação astronómica.

O "Castillo de San Gabriel, Camino y Puente" encontra-se classificado como Bem de Interesse Cultural na categoria "Conjunto histórico artístico", desde 16 de junho de 1979, sob a referência RI-53-0000227. O "Castillo de San Gabriel" encontra-se classificado como Bem de Interesse Cultural, na categoria de "Monumento", desde 12 de julho de 1993, sob a referência RI-51-0008259.

Características

A fortificação projetada por Torriani apresenta planta quadrangular, de frentes côncavas, em alvenaria de pedra, com duas canhoneiras voltadas para a baía de Arrecife. Em suas linhas simples destaca-se uma torre sineira coroando o baluarte oeste, réplica do estilo pré-isabelino utilizado nos arremates da "Puente de las Bolas". Frei Juan de San Francisco, prior do Convento de Miraflores, em Teguise, foi incumbido de doar o sino para o toque a rebate.

O conjunto comunicava-se com terra firme por um caminho de ronda fortificado com 175 metros de extensão, onde se destaca uma ponte levadiça conhecida como “Puente de las Bolas”, única de seu género no arquipélago, com a qual forma um conjunto de grande valor. Nela destacam-se dois pilares em estilo pré-isabelino, que culminam em dois remates quadrangulares, sobre os quais repousam duas bolas.

O caminho empedrado estende-se por 175 metros, sem ameias, mas com três canhoneiras na metade do tramo entre o ilhéu e o molhe de Herrera.



 Related character


 Print the Related character

Contribution

Updated at 03/06/2013 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.


  • Castillo de San Gabriel


  • Fort

  • 1572 (AC)

  • 1573 (AC)



  • Spain


  • Restored and Well Conserved

  • O "Castillo de San Gabriel, Camino y Puente" encontra-se classificado como Bem de Interesse Cultural na categoria "Conjunto histórico artístico", desde 16 de junho de 1979, sob a referência RI-53-0000227. O "Castillo de San Gabriel" encontra-se classificado como Bem de Interesse Cultural, na categoria de "Monumento", desde 12 de julho de 1993, sob a referência RI-51-0008259.





  • Historical museum
    Museu de Arqueologia de Lanzarote

  • ,00 m2

  • Continent : Africa
    Country : Spain
    State/Province: Canaries
    City: Las Palmas



  • Lat: 28 -58' 37''N | Lon: 13 32' 52''W










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Castillo de San Gabriel