Castillo de Mata

Las Palmas, Las Palmas - España

Búsqueda de Imágenes de fortificación

Fecha 1 Fecha 2

Medias (1)

Imágenes (1)

O “Castillo de Mata”, também referido como “Castillo de Casa Mata” ou “Cuartel de Alonso Alvarado” localiza-se na cidade e município de Las Palmas de Gran Canaria, no nordeste da ilha de Gran Canaria, província de Las Palmas, Comunidade Autónoma das Canárias, na Espanha.

História

Remonta a um cubelo de planta circular ao final da muralha da cidade, atualmente posto a descoberto pelas prospecções arqueológicas. É um dos raros remanescentes da arquitetura militar do século XVI na cidade, praça que, desde a época da conquista em fins do século XV, converteu-se em um enclave estratégico como escala na Carreira das Índias. Este interesse em defender a cidade por parte da Coroa de Castela converteu Las Palmas em uma das praças-fortes do arquipélago assim como Santa Cruz de Tenerife e Santa Cruz de La Palma.

O cubelo foi erguido em 1579 entre dois montes e sua função era a defesa da muralha da cidade. Sofreu danos quando do assalto do corsário neerlandês Pieter van der Does no Verão de 1599, tendo neste ponto da cerca os neerlandeses sofrido 330 baixas na ocasião.

Foi reedificado pelo governador Francisco de la Rúa, em 1612, com a forma de uma casamata e a função de defesa deste trecho da cerca da cidade, razão pela qual ficou conhecida como Castillo de Casa Mata, e hoje apenas como Castillo de Mata.

Os trabalhos desenvolviam-se ainda em 1615, no governo de seu sucessor, Fernando de Osorio, com os remates da muralha e a chamada “Punta de Diamante”, com traça do engenheiro militar Tiburzio Spannocchi, projeto este que havia sido iniciado em 1607 com os trabalhos a cargo do capitão de infantaria Luis de Mendoza y Salazar. Nesse século, estaria sob a jurisdição do alcaide do Castillo de San Francisco.

Novos trabalhos de ampliação e reforma tiveram lugar em 1780 e, posteriormente, em 1898, durante a Guerra Hispano-Estadunidense.

Esteve em mãos do Exército Espanhol até 1997, momento em que era utilizado como alojamento.

Em nossos dias subsiste apenas parta da antiga fortificação, requalificada pela Câmara Municipal de Las Palmas de Gran Canaria para abrigar o Museu La Ciudad y el Mar (Museo Castillo de Mata)

Encontra-se classificado como Monumento Histórico Artístico desde 22 de abril de 1949, estando assim protegido pela Declaração genérica do Decreto de 22 de abril de 1949, e da Lei nº 16/1985 sobre o Patrimonio Histórico Español. Encontra-se classificado como "Bien de Interés Cultural", na categoria de “Monumento”, desde 12 de julho de 1993, sob a referência RI-51-0008261.

Características

Exemplar de arquitetura militar, abaluartado.

A sua configiração original era a de um cubelo ou torreão de planta circular, reconstruído como uma casamata no início do século XVII.



 Personajes relacionados


 Imprima Personajes relacionados

Bibliografías relacionadas 


 Imprima Bibliografías relacionadas

Contribuciones

Actualizado en 02/03/2020 por el tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contribuciones con medias: Carlos Luís M. C. da Cruz (1).


  • Castillo de Mata

  • Castillo de Casa Mata, Cuartel de Alonso Alvarado

  • Fuerte

  • 1579 (DC)




  • España


  • En restauración

  • Protección Nacional
    Encontra-se classificado como Monumento Histórico Artístico desde 22 de abril de 1949, estando assim protegido pela Declaração genérica do Decreto de 22 de abril de 1949, e da Lei nº 16/1985 sobre o Patrimonio Histórico Español. Encontra-se classificado como "Bien de Interés Cultural", na categoria de “Monumento”, desde 12 de julho de 1993, sob a referência RI-51-0008261.



  • +34 828 90 45 11


  • Museo Histórico

  • ,00 m2

  • Continente : África
    País : España
    Estado/Província: Las Palmas
    Ciudad: Las Palmas

    Calle Domingo Guerra del Río, 147,
    35002 Las Palmas de Gran Canaria, Las Palmas, Espanha


  • Lat: 28 -7' 34''N | Lon: 15 25' 19''W










Imprima el contenido


Registre su correo electrónico para recibir noticias sobre este proyecto


Fortalezas.org > Fortificación > Castillo de Mata