Forte de São Francisco

Valença, Viana do Castelo - Portugal

O “Forte de São Francisco”, também referido como "Forte da Balagota", localizava-se no lugar da Balagota, atual Valajota (também grafado como Valagota), na freguesia de Gandra, concelho de Valença, distrito de Viana do Castelo, em Portugal.

É um dos diversos exemplares de fortificação em "arquitetura de terra" ainda existentes no país, sendo totalmente edificado em torrão (mistura de terra, barro, seixos e pedra avulsa), sem qualquer vestígio de alvenaria.

História

Foi erguido no contexto da Guerra da Restauração (1640-1668), em 1661 por determinação D. Francisco de Sousa, conde de Paço, na sua estratégia de defesa da Praça-forte de Valença, com a função de defesa do flanco de Valença, entre esta e o Forte de São Luís Gonzaga, ocupado pelas tropas espanholas. A sua designação deverá resultar de certa homenagem ao promotor da sua construção, D. Francisco de Sousa.

O seu projeto foi de autoria do engenheiro militar francês Michel de l'Ècole, como testemunha D. Luís de Meneses, conde da Ericeira, na sua “História de Portugal Restaurado” (1679-1698):

Deu ordem a Michel Lescolle que o desenhasse, e feita a relação do sítio se começou a trabalhar em um forte de quatro baluartes entre Valença e o quartel que os Galegos haviam ocupado [Forte de Tuído]. Teve princípios a 23 de agosto; a 3 de setembro estava posto em defesa.

Nas suas obras foi empregue a mão-de-obra das próprias tropas portuguesas.

As obras estariam concluídas em 1663, sob o governo do general D. Francisco de Azevedo, 5º conde do Prado, que ali fez colocar 400 homens e oito peças de artilharia, deixando-o ao governo do Capitão António Fernandes de Carvalho.

Os seus vestígios não se encontram protegidos ou classificados.

Atualmente encontra-se em ruínas, conservando ténues vestígios dos parapeitos das cortinas. Encontra-se recoberto por densa vegetação.

Características

De implantação rural, isolado, situa-se num terraço aluvial, num pequeno outeiro coberto de pinhal e vegetação rasteira, sobranceiro ao vale do rio Minho e junto a uma linha de água, a norte, afluente deste rio.

Forte de campanha abaluartado, em mota terraplanada, apresentava planta quadrangular, com baluartes nos vértices, erguido em torrão (mistura de terra, barro, seixos e pedra avulsa).

As cortinas apresentam um talude com cerca de 7 metros de altura máxima, formando uma escarpa íngreme. A defesa está reforçada, nos flancos leste e norte, por um fosso com cerca de 2,5 metros de profundidade máxima, escavado no afloramento, e por um talude exterior, formando um caminho coberto, precedendo as esplanadas. As restantes estruturas defensivas exteriores, nos flancos sul e leste, encontram-se danificadas por terraplanagens realizadas nessas áreas.

Bibliografia

ALMEIDA, José Avelino de. “Diccionario abreviado de chorographia, topographia e archeologia das cidades, villas e aldêas de Portugal, vol. 3”. Valença, 1866. p. 112.

CASTRO, Alberto Pereira de. “Valença na Guerra da Restauração”. Valença, 1995. p. 49-50 e 56.

CASTRO, Alberto Pereira de. "A Praça-Forte de Valença do Minho". Valença: Câmara Municipal de Valença, 2006.

NEVES, Manuel Augusto A. Pinto. “Entre a História e o Sonho". Valença, 2003.

Related bibliography 


 Print the Related bibliography



Related links 

Forte de São Francisco ou Forte da Balagota
Página dedicada ao Forte de São Francisco ou Forte da Balagota, e que integra o website “Vale do Minho. Espaço, Memória e Identidade” (http://www.emi.acer-pt.org/), projeto desenvolvido pela Associação Cultural e de Estudos Regionais - ACER - com a concepção e direção geral de Antero Leite. No menu principal do website do projeto, que aborda vários aspectos culturais da região do Vale do Minho (Portugal), na seção "Pesquisa Tipológica", opção "Arquitetura Militar", podem ser encontrados também conteúdos sobre outras fortificações dessa região.

http://acer-pt.org/vmdacer/index.php?option=com_content&task=view&id=4...

 Print the Related links

Contribution

Updated at 31/07/2020 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.


  • Forte de São Francisco

  • Forte da Balagota

  • Fort





  • Portugal


  • Ruins Badly Conserved

  • Monument with no legal protection
    Os seus vestígios não se encontram protegidos ou classificados.





  • Ruins

  • ,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : Portugal
    State/Province: Viana do Castelo
    City: Valença



  • Lat: 42 -1' 10''N | Lon: 8 37' 17''W




  • 8 peças de artiharia antecarga, de alma lisa.

  • Erguido em torrão (mistura de terra, barro, seixos e pedra avulsa), sem qualquer vestígio de alvenaria.





Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Forte de São Francisco