Castle of Vimioso

Vimioso, Bragança - Portugal

O "Castelo de Vimioso" localizava-se na vila freguesia e concelho de Vimioso, no distrito de Bragança, em Portugal.

História

A primitiva ocupação humana da região remonta à pré-história, como atestam vários sítios e castros nas diversas freguesias do concelho (Atalaia de Vimioso, Pereiras, Castro da Batoqueira, Castro da Terronha, e outros).

O Castelo de Vimioso, juntamente com os de Algoso, Bragança, Outeiro, Miranda do Douro, Mogadouro e Penas Róias, integravam a linha de defesa da fronteira do nordeste transmontano.

O século XVI e o início do século XVII constituíram um período de prosperidade para Vimioso e outras terras da região. Sob o reinado de Manuel I de Portugal (1495-1521), a povoação recebeu carta de foral (1516). O pelourinho erguia-se diante do castelo, ao abrigo do qual se distribuía o casario.

A esta vila está ligado o título de conde de Vimioso, instituído por D. Manuel I, por carta de 2 de fevereiro de 1515, a favor de D. Francisco de Paula de Portugal e Castro, 1.º conde de Vimioso. O título pertenceu a personagens ilustres da história do país, tal como D. Francisco de Portugal, 3.º conde de Vimioso, condestável de António I de Portugal, que participou na batalha naval de Vila Franca do Campo, ao largo da ilha de São Miguel, nos Açores, onde pereceu (26 de julho de 1582).

No contexto da Guerra da Restauração da Independência (1640-1668) o estado da sua defesa foi assim descrito:

"A vila do Vimioso dista légua e meia da raia, tem um pequeno castelo, mas bastante a qualquer incidente recolherem-se os moradores dela, e defendendo-se dele ofenderem ao inimigo que entrar a saquear as casas, porque descortina as ruas. Não deve fazer-se fortificação que o feche, porque não está em parte conveniente para que o inimigo queira ocupá-la para ali se sustentar, mas porque é abundante de gados, convém na eminência do Facho, que fica a tiro de mosquete do castelo, fazer uma atalaia forte, cercada ao largo de estacada com parapeito, onde, recolhidos os gados dele, peleja a gente a favor da atalaia, porque [para que] o inimigo lhos não leve; obra que farão por sua conta os moradores, pela utilidade que se lhes segue." (ANTT, Conselho de Guerra, Consultas, 1659, maço 19, “Rellação das  Praças da Raya da Prouinçia de Tras os montes, do estado de suas fortificaçõis da que neçessitam, e os passos do Rio Douro”, anexa à consulta de 20 de junho de 1659.)

A vila foi palco de diversos incidentes bélicos:

- Em 1658 sofreu um ataque de forças espanholas oriundas de Alcanizes.

- No contexto da Guerra da Sucessão Espanhola (1701-1714), em 1711 daqui partiu uma força militar que se dirigiu a Miranda, então em poder do exército franco-espanhol.

- No contexto da Guerra dos Sete Anos (1756-1763), um exército espanhol de 40.000 homens sob o comando de Nicolás de Carvajal y Lancaster, marquês de Sarriá, invadiu Portugal (5 de maio de 1762) pela província de Trás-os-Montes, dando início à chamada “Guerra Fantástica”. Na ocasião Vimioso teve o castelo arrasado e a sua população levada em degredo para Pamplona.

A memória popular conservou o nome de "Castelo" para designar o local em que existira. No século XIX, no seu sítio foi erguida a escola. Até meados do século XX subsistiam vestígios das suas muralhas, das quais resta apenas em nossos dias um muro.

Características

O castelo possuía uma torre de menagem e as suas muralhas eram amparadas por três torres, defesa reforçada por um fosso. O acesso fazia-se por uma única porta.



 Related character


 Print the Related character

Related bibliography 


 Print the Related bibliography

Contribution

Updated at 25/05/2018 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.


  • Castle of Vimioso


  • Castle





  • Portugal

  • 1762 (AC)

  • Missing

  • Monument with no legal protection





  • Disappeared

  • ,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : Portugal
    State/Province: Bragança
    City: Vimioso



  • Lat: 41 -36' 55''N | Lon: 6 31' 40''W










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Castle of Vimioso