Fort Zeelandia of Essequibo

Vreed en Hoop, Essequibo Islands-West Demerara - Guyana

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (1)

Images (1)

O "Forte Zeelandia" localiza-se em Fort Island, uma ilha no delta do rio Essequibo, na região Ilhas Essequibo-Demerara Ocidental, na Guiana.

História

Desde o início do século XVIII, os comandantes do Essequibo recomendaram que a localização do centro administrativo da colónia fosse mudado como resultado da transferência dos colonos Neerlandeses para as férteis margens do rio Essequibo. Em 1726 foi deliberado que um forte deveria ser erguido com a função de defesa dos colonos  e dos interesses da Companhia Neerlandesa das Índias Ocidentais (VOC). Desse modo, no mesmo ano, o engenheiro militar Leslorant chegou dos Países Baixos com a incumbência de erguer um reduto de madeira e uma paliçada, na ponta norte da Vlaggeneiland (Flag Island).

Em agosto de 1738 o secretário do comandante Gleskerk, Storms Laurens van Gravesande, inspecionou o forte e constatou que a estrutura apresentava ruína. Recomendou assim aos diretores da VOC, nos Países Baixos, que uma nova fortificação, em alvenaria de tijolos deveria ser ser construída.

Em 1739 a capital do Essequibo foi transferida do Forte de Kyk-Over-Al para aqui.

Em 1740 iniciaram-se as obras do novo forte, que estavam prontas em 1743. As obras complementares, entretanto, só estariam concluídas em 1749, em consequência da escasses de mão-de-obra e de materiais. Foi empregada a mão-de-obra de escravos africanos nos seus trabalhos. Os tijolos foram cozidos no local, e a argamassa trazida de Barbados e dos Países Baixos. Foi batizado como Fort Zeelandia, em homenagem à região-natal da maior parte dos colonos.

Em nossos dias, este sítio hoje em ruínas, juntamente com o edifício do Tribunal de Políticas, foi incluído em 15 de novembro de 1995 na Lista Provisória como candidato a Património Mundial da UNESCO, na categoria de Cultura. É administrado pelo National Trust, da Guiana.

Características

De pequenas dimensões, apresenta planta retangular com 20 x 15 metros, com baluartes nos vértices. O baluarte do lado do rio encontra-se derruído, por ação da erosão fluvial.

Contribution

Updated at 12/12/2013 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contributions with medias: Carlos Luís M. C. da Cruz (1).


  • Fort Zeelandia of Essequibo


  • Fort

  • 1726 (AC)




  • Netherlands


  • Restored and Semiconserved






  • Tourist-cultural Center

  • ,00 m2

  • Continent : South America
    Country : Guyana
    State/Province: Essequibo Islands-West Demerara
    City: Vreed en Hoop



  • Lat: 6 -47' 3''N | Lon: 58 30' 29''W










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Fort Zeelandia of Essequibo