Fortim da Atalaia do Espírito Santo

Vila Nova de Cerveira, Viana do Castelo - Portugal

O "Fortim da Atalaia do Espírito Santo", também denominado como "Fortim da Senhora da Encarnação", "Atalaia de Lovelhe" ou "Bateria da Mata", localiza-se na freguesia de União das Freguesias de Vila Nova de Cerveira e Lovelhe, concelho de Vila Nova de Cerveira, distrito de Viana do Castelo, em Portugal.

Constitui-se num pequeno reduto num cotovelo do monte da Senhora da Encarnação, na serra da Gávea, de onde se avista toda a vasta área do rio Minho, desde terras de Valença a território de Caminha. Cooperava com o Castelo de Vila Nova de Cerveira e o Forte de São Francisco de Lovelhe, com os quais constituía um triângulo defensivo.

História

A sua estrutura atual indica ter sido edificada em data desconhecida no século XVII, acredita-se que à época da Guerra da Restauração (1640-1668). GUERRA (1926) apenas refere, a propósito do forte de "Lobêlhe" ou "Novêlhe":

"No alto do Lourido, a 49 m de altitude, [os construtores do Forte de Lovelhe] ergueram uma atalaia, de largo alcance, para prevenir qualquer surpresa sobre a Praça de Cerveira." (Op. cit., p. 685)

A presença de mata-cães que sustentam as aberturas destinadas aos canhões, entretanto, sugere reportá-la à época Fernandina ou aos inícios da segunda dinastia.

Encontra-se em vias de classificação como Imóvel de Interesse Público, homologado por Decreto de 19 de novembro de 1979.

Atualmente encontra-se recoberto por denso matagal, composto por vegetação de pequeno porte e frondosas mimosas.

Características

Exemplar de arquitetura militar, abaluartado, de enquadramento rural, isolado.

Apresenta um corpo central de planta circular, correspondente à bateria, em aparelho de alvenaria de blocos irregulares de granito, com cornija, vãos e balcões em cantaria. No centro desta abre-se uma cisterna de planta circular com cerca de 2 metros de diâmetro e cerca de 3 de profundidade.

O corpo da bateria é rodeado por uma muralha em pedra, que comportava o caminho de ronda. Esta muralha apresenta três aberturas conduzindo a balcões salientes, assentes sobre quatro consolas de granito, virados a norte, sul e oeste. A leste rasga-se a entrada principal da fortaleza, em arco quebrado, acedida por cinco degraus. Ultrapassando-a, uma série de mais nove degraus dá acesso à zona superior da bateria.

Na zona de ligação do esporão à encosta foi escavado um fosso no afloramento, sobre o qual foi construído um passadiço de pedra vã.

Related bibliography 


 Print the Related bibliography



Related links 

Fortim da Atalaia do Espírito Santo
Página dedicada ao Fortim da Atalaia do Espírito Santo ou da Senhora da Encarnação, e que integra o website “Vale do Minho. Espaço, Memória e Identidade” (http://www.emi.acer-pt.org/), projeto desenvolvido pela Associação Cultural e de Estudos Regionais - ACER - com a concepção e direção geral de Antero Leite. No menu principal do website do projeto, que aborda vários aspectos culturais da região do Vale do Minho (Portugal), na seção "Pesquisa Tipológica", opção "Arquitetura Militar", podem ser encontrados também conteúdos sobre outras fortificações dessa região.

http://www.emi.acer-pt.org/concelhos/vila-nova-de-cerveira/123-vila-no...

 Print the Related links



Related entries 


 Print the Related entries

Contribution

Updated at 12/12/2015 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.


  • Fortim da Atalaia do Espírito Santo

  • Fortim da Senhora da Encarnação, Atalaia de Lovelhe, Bateria da Mata

  • Fortin





  • Portugal


  • Abandoned Ruins

  • Monument with no legal protection
    Encontra-se em vias de classificação como Imóvel de Interesse Público, homologado por Decreto de 19 de novembro de 1979.





  • Ruins

  • ,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : Portugal
    State/Province: Viana do Castelo
    City: Vila Nova de Cerveira



  • Lat: 41 -58' 56''N | Lon: 8 43' 56''W










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Fortim da Atalaia do Espírito Santo