Fort George

Ardersier, Scotland - United Kingdom

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (1)

Images (1)

O "Forte George" (em inglês: “Fort George”) localiza-se próximo a Ardersier, a nordeste de Inverness no conselho (“council”) das Scottish Highlands, Escócia, no Reino Unido.

Constitui-se numa grande fortaleza erguida no século XVIII para controlar as Terras Altas escocesas após o levante jacobita de 1745, em substituição a um anterior Forte George em Inverness construído após o levante jacobita de 1715, com a mesma função.

Com planta poligonal estrelada, a atual fortaleza jamais entrou em combate e permanece em uso contínuo como aquartelamento. Encontra-se aberta ao público como espaço museológico, mostrando a vida no forte em diferentes épocas.

História

Remonta a um castelo medieval que havia sido reconstruído como uma cidadela por Oliver Cromwell, no contexto da Guerra Civil (1642-1649), e posteriormente abandonado.

O primeiro Forte George foi construído em 1727 em Inverness. Era uma ampla fortaleza capaz de abrigar um efetivo de 400 homens, situado numa colina à margem do rio Ness, no local do (e incorporando partes de) o castelo medieval O primeiro comandante desse Forte George foi Sir Robert Munro, 6.º baronete, coronel do 42.º Royal Highlanders (Black Watch) e chefe do clã Munro, das Highlands.

Durante o Levante de 1745, o forte foi tomado pelos Jacobitas, que o explodiram em 1746 para impedir que os Hanover o usassem como base. Em 1747, o coronel William Skinner, King's Military Engineer para a região de North Britain, recebeu o encargo de reconstruir a fortificação em um novo local.

O local escolhido foi uma ponta de terra plana em Ardersier, a cerca de18 quilómetros a nordeste de Inverness, que forma um promontório no Moray Firth e controla a aproximação do mar a Inverness. Com o seu próprio ancoradorouro a coberto das muralhas, o forte poderia ser abastecido pelo mar em caso de cerco.

Os trabalhos iniciaram-se em 1748, sob a direção do coronel Skinner, e os irmãos Adam, John, Robert e, mais tarde, James, atuando como empreiteiros, supervisionando cerca de 1.000 soldados de guarnição, que forneceram a mão-de-obra. Em 1757, as principais defesas estavam capazes, e o forte foi dado como concluído em 1769. O orçamento original previsto era de £ 92.673 19s 1d, mas o custo final ascendeu a mais de £ 200.000, um valor muito elevado à época.

Quando de sua inauguração, em 1769, as Highlands estavam pacificadas, mas a fortaleza foi mantida em prontidão para uma ação que nunca se materializou, permanecendo virtualmente inalterada desde então.

Após as Reformas Childers de 1881 que reorganizaram os regimentos de Infantaria do British Army, o 72nd (Highland) Regiment of Foot e o 78th (Highlanders) Regiment of Foot fundiram-se para formar o Seaforth Highlanders, com quartel neste forte no mesmo ano. Em 1961 o regimento fundiu-se com o Queen's Own Cameron Highlanders, para formar o Queen's Own Highlanders (Seaforth and Camerons): o novo regimento ficou aquartelado no forte. O forte tornou-se o quartel dos Black Watch, 3rd Battalion, Royal Regiment of Scotland em 2007.

Os quartéis ainda estão em uso como estabelecimento militar, mas grande parte do local está aberto ao público, mediante cobrança de entrada. O Historic Environment Scotland usa parte de um dos quartéis para exibir aspectos da vida quotidiana nos primeiros dias do forte, e o Grand Magazine exibe a Seafield Collection of Arms, e é utilizada como cenário para atores que recriam a vida e histórias de soldados no século XVIII.

A Lieutenant Governors’ House abriga o Highlanders' Museum, museu regimental oficial dos Queen's Own Highlanders e Lovat Scouts. O acervo inclui uniformes, armas, medalhas, placas-testemunho da Primeira Guerra Mundial (conhecidas como "moedas da morte"), fotografias, pinturas, memorabilia e regalia regimental. A Capela regimental também se encontra aberta aos visitantes, e apresenta muitas cores regimentais e memoriais.

Os visitantes contam ainda com uma loja de recordações e um café.

Em novembro de 2016, o Ministry of Defence anunciou que o local iria encerrar em 2032, com o Ministro da Defesa, Sir Michael Fallon, comentando que o forte não seria mais necessário porque as rebeliões nas Terras Altas acabaram.

Características

Exemplar de arquitetura militar, abaluartado, constituindo um exemplo de defesa em profundidade.

O seu perímetro muralhado ascende a quase uma milha. As muralhas principais são revestidas com pedra, em plano inclinado com baluartes e redutos salientes para que cada troço das muralhas seja coberto pelo fogo da artilharia dos troços adjacentes. As muralhas apresentam grande espessura, recobertas por terreno relvado, sobre casamatas subterrâneas à prova de bombas.

A aproximação à fortaleza pelo lado de terra é feita por um glacis de cascalho.

Bancos inclinados de terra e relvados, dispostos para absorver o impacto de projéteis de artilharia, ocultam o forte da vista. O acesso é feito por um revelim, com uma guarita, completamente exposto ao fogo do forte principal e, em seguida, por uma passarela de madeira elevada, completa com uma ponte levadiça, sobre um largo fosso entre baluartes fortemente defendidos. O fosso forma um amplo campo aberto, exposto ao fogo das muralhas.

As instalações compreendem acomodações para o Governador da praça, oficiais, um regimento de artilharia e uma guarnição de 1.600 praças.



 

Related bibliography 


 Print the Related bibliography



Related links 

Fort George
Página sobre o Forte George no website Historic Scotland, com informações úteis aos visitantes.

http://www.historic-scotland.gov.uk/propertyresults/propertyoverview.h...

 Print the Related links



Related entries 


 Print the Related entries

Contribution

Updated at 11/11/2020 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contributions with medias: Carlos Luís M. C. da Cruz (1).


  • Fort George


  • Fortress

  • 1746 (AC)

  • 1769 (AC)



  • United Kingdom


  • Restored and Well Conserved




  • +44 1667 460232


  • Historical military museum

  • ,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : United Kingdom
    State/Province: Scotland
    City: Ardersier

    Near, Ardersier, Inverness IV2 7TD, Reino Unido


  • Lat: 57 -36' 60''N | Lon: 4 4' 10''W










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Fort George