Fort of Burgau

Vila do Bispo, Faro - Portugal

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (4)

Images (4)

O “Forte de Burgau”, também referido como “Forte do Burgau” e "Bateria do Burgau”, localiza-se no lugar do Burgau, freguesia de  Budens, concelho de Vila do Bispo, distrito de Faro, em Portugal.

O “burgau” é um tipo de cascalho utilizado como lastro nas embarcações. A localidade integra o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

História

Foi erguido no contexto da Guerra da Restauração (1640-1668), sob o reinado de João IV de Portugal (1640-1656), ao sul do núcleo da povoação, onde teria existido uma primitiva torre de vigia. Tinha como função a defesa daquele trecho do litoral, nomeadamente o núcleo piscatório (armação) do Burgau.

Sofreu extensos danos quando do maremoto consequente do terramoto de 1 de novembro de 1755, reparados pouco depois. Ao final do mesmo século, na dependência da Praça-forte de Lagos, acusava deficiências: apesar de ter uma guarnição de sete homens (um cabo e seis soldados), só uma das peças, do calibre 6, estava montada.

No contexto da Guerra Civil Portuguesa (1828-1834) foi guarnecido, para repelir qualquer tentativa de desembarque no local. Findo o conflito, foi desativado (1834). Em 1882, já sem utilidade militar, encontrava-se habitado por um velho soldado de Veteranos, que cuidava da sua conservação.

Em 1943 o Estado vendeu o imóvel a Pedro do Carmo Forçado, capitão do Exército Português.

Foi classificado como Imóvel de Interesse Público pelo Decreto n.º 129/77, publicado no Diário da República, I Série, n.º 226, de 29 de setembro de 1977.

Em nossos dias encontra-se bastante descaracterizado devido ao estado de ruína e à ocupação indevida nos últimos anos, como pocilga e galinheiro.

Características

Trata-se de exemplar de arquitetura militar, em estilo maneirista, implantado no alto de uma falésia, a 81 metros acima do nível do mar.

De planta quadrangular, apresentava as dimensões de cerca de 16 por 14 metros. Compunha-se de uma bateria, voltada ao mar, e, de uma casa-forte com quatro divisões - quartéis e paiol -, pelo lado de terra. Esta era recoberta por abóbada de canhão, encimada por um terraço com parapeito, numa curiosa integração de um elemento da arquitetura regional algarvia nos modelos da arquitetura militar seiscentista. Estava artilhado com duas peças de ferro, de pequeno calibre.

Bibliografia:

CALLIXTO, C. P. (1987) - As fortificações marítimas da Praça de Lagos. Bateria do Burgau. Revista de Marinha, n.º 763, Janeiro de 1987, pp. 34-35.



 Related character


 Print the Related character

Related bibliography 


 Print the Related bibliography

Contribution

Updated at 31/07/2020 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contributions with medias: Carlos Luís M. C. da Cruz (3), Roberto Tonera (1).


  • Fort of Burgau

  • Forte do Burgau, Bateria do Burgau

  • Fort





  • Portugal


  • Featureless and Badly Conserved

  • National Protection
    Está classificado como Imóvel de Interesse Público pelo Decreto n.º 129/77, publicado no Diário da República, I Série, n.º 226, de 29 de setembro de 1977.





  • Ruins

  • 224,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : Portugal
    State/Province: Faro
    City: Vila do Bispo



  • Lat: 37 -5' 41''N | Lon: 8 46' 22''W










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Fort of Burgau