Revelim de Santo António de Castro Marim

Castro Marim, Faro - Portugal

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (1)

Images (1)

O “Revelim de Santo António”, também conhecido como ”Forte de Santo António” ou “Forte do Revelim”, localiza-se na freguesia e concelho de Castro Marim, no distrito de Faro, em Portugal.

Situa-se no alto do cerro da rocha do Zambujal, a leste do Forte de São Sebastião, e tinha como função o complemento das defesas da Praça-forte de Castro Marim.

História

Foi mandado erguer, à época da Guerra da Restauração (1640-1668), pelo Conselho de Guerra de João IV de Portugal (1640-1656).

Em 2009 foi concluída a recuperação e requalificação do revelim, que teve como objetivos a reabilitação da estrutura militar em si, da Capela de Santo António e do moinho existente no local, assim como a criação de uma estrutura de apoio à recepção turística do Concelho: o Centro de Interpretação do Território, com visibilidade a 360º. A este miradouro natural, com projeto do arquiteto José Alegria, soma-se um miradouro virtual de todo o concelho que proporciona informação aos visitantes e estimula a visita aos diferentes patrimónios: o histórico, o natural, e o dos saberes.

Esta intervenção conduziu também à construção de um anfiteatro ao ar livre, de um jardim de inspiração andalusa e de espaços de hortas tradicionais no seu entorno.

O Forte de São Sebastião e demais elementos arquitetónicos que subsistem dos baluartes e revelins exteriores que se ligavam ao Castelo (Cortina de São Sebastião, Baluarte de São Sebastião, Baluarte do Enterreiro, Baluarte Cheio, Cortina das Lezírias, Baluarte das Lezírias, Cortina de Santo António, Cortina do Forte; Paiol e Revelim de Santo António), encontra-se classificado como Monumento Nacional pelo Decreto n.º 31-B/2012, publicado no Diário da República, I Série, n.º 252, de 31 de dezembro de 2012. Encontra-se ainda compreendido na Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António.

Características

De pequenas dimensões, o revelim é composto por uma estrutura com planta em forma de ferradura, rasgando-se em seus muros 16 canhoneiras.

Ao seu centro ergue-se a Ermida de Santo António, em estilo barroco, com orientação leste-oeste. Em seu interior apresenta capela-mor com planta quadrangular.

Do seu alto, como um miradouro descortina-se amplo panorama sobre os três elementos que o enriquecem visualmente: o rio Guadiana, o Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António.



 Related character


 Print the Related character

Related bibliography 


 Print the Related bibliography

Contribution

Updated at 18/01/2014 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contributions with medias: Carlos Luís M. C. da Cruz (1).


  • Revelim de Santo António de Castro Marim

  • Forte de Santo António, Forte do Revelim

  • Other





  • Portugal


  • Restored and Well Conserved

  • National Protection
    O Forte de São Sebastião e demais elementos arquitetónicos que subsistem dos baluartes e revelins exteriores que se ligavam ao Castelo (Cortina de São Sebastião, Baluarte de São Sebastião, Baluarte do Enterreiro, Baluarte Cheio, Cortina das Lezírias, Baluarte das Lezírias, Cortina de Santo António, Cortina do Forte; Paiol e Revelim de Santo António), encontra-se classificado como Monumento Nacional pelo Decreto n.º 31-B/2012, publicado no Diário da República, I Série, n.º 252, de 31 de dezembro de 2012.
    Encontra-se ainda compreendido na Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António.





  • Tourist-cultural Center

  • ,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : Portugal
    State/Province: Faro
    City: Castro Marim



  • Lat: 37 -13' 3''N | Lon: 7 26' 21''W










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Revelim de Santo António de Castro Marim