Fort of Cabrestante

Vila do Porto, Autonomous Region of Azores - Portugal

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (4)

Images (4)

O "Forte do Cabrestante", também referido como "Castelo do Cabrestante", localizava-se na ponta do Cabrestante, freguesia e concelho de Vila do Porto, ilha de Santa Maria, na Região Autónoma dos Açores, em Portugal.

História

Na costa noroeste da ilha, o tenente-coronel do Real Corpo de Engenheiros, José Carlos de Figueiredo, assim referiu o local e a sua fortificação em 1815: "(...) e logo mais ao Oeste fica outra pedreira chamada do Cabrestante, onde está um Castelo com caza de vigia e corre uma gruta ou ribeiro chamado de Sant'Anna que cria ao Nordeste e vaza ao Sudeste da Vila uma legoa." (Op. cit., p. 206)

E prosseguiu mais adiante, na descrição da costa a oeste do porto da Vila:

"Mais adiante fica a ponta chamada do Cabrestante, onde está o Castello d'uma pessoa e casa de vigia e um famozo caneiro onde se pode saltar a pé enxuto. Passando este está a ponta do Forado e à terra desagoa a ribeira de S.tª Anna, (...)." (Op. cit., p. 220)

E sobre a artilharia deu conta: "- O Castello sitio no Cabrestante ao Oeste, com uma peça e [casa de] vigia." (Op. cit., p. 223) Essa informação é corroborada pelo capitão engenheiro Francisco Borges da Silva, na relação "(...) Baterias que há no perímetro da Ilha (...)" em 1816, onde se refere: "Castelo da Ponta do Cabrestante, com uma peça incapaz." ("Estatística Geral e Particular da Ilha de S. Miguel, Topographia Geral ou descripção física ou natural". in: TORRES, José de, "Variedades Açorianas", (man.), vol. X, fls. 1-186v.)

Encontra-se assinalado na "Carta militar e topo-hydrographica da Ilha de S.ta Maria levantada em 1822 e dezenhada em 1824 pelo Tenente-Coronel Engenheiro Jozé Carlos de Figueiredo" (GEAEM 1131/3-44-4) na ponta do Cabrestante, na margem esquerda da foz da ribeira de Santana.

A "Relação" do marechal de campo Júlio José Fernandes Basto, 1.º barão de Basto, comandante da 10.ª Divisão Militar (Açores), em 1862 informou que se encontrava muito arruinado. (Op. cit., p. 269)

O "Relatório" do Coronel Mesquita (1864) indica-o, sem maiores informações. (MESQUITA, 1864, apud MARTINS. 2013:258)

Os seus restos encontram-se junto ao mar, próximos ao chamado "Polígono de Acústica Submarina dos Açores", (P.M. n.º 11/Vila do Porto - Terreno de Cabrestantes) antigo projeto de investigação científica oceanográfica no âmbito da NATO, instalado em 1972 e desativado a partir de meados da década de 1980.



 Related character


 Print the Related character

Related bibliography 


 Print the Related bibliography



Related links 

Fortificação - Ilha de Santa Maria
Página do Instituto Histórico da Ilha Terceira (IHIT) com a bibliografia publicada no Boletim daquela instituição sobre as fortificações da ilha de Santa Maria.

http://www.ihit.pt/new/fortes/santamaria.php

 Print the Related links

Contribution

Updated at 27/10/2015 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contributions with medias: Carlos Luís M. C. da Cruz (4).


  • Fort of Cabrestante

  • Castelo do Cabrestante

  • Fortin





  • Portugal


  • Missing

  • Monument with no legal protection





  • Disappeared

  • ,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : Portugal
    State/Province: Autonomous Region of Azores
    City: Vila do Porto



  • Lat: 36 -60' 8''N | Lon: 25 10' 36''W




  • 1815: 1 peça antecarga, de alma lisa.
    1816: 1 peça antecarga, de alma lisa, incapaz.






Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Fort of Cabrestante