Forte da Baía de São Lourenço

Vila do Porto, Autonomous Region of Azores - Portugal

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (8)

Images (8)

O "Forte da Baía de São Lourenço" localizava-se junto ao porto, no lugar de São Lourenço, na freguesia de Santa Bárbara, concelho de Vila do Porto, ilha de Santa Maria, na Região Autónoma dos Açores, em Portugal.

História

Na costa leste da ilha, aqui existiu um dos primeiros núcleos de povoamento da ilha, assinalado como “Povoaçam Velha” no mapa de Valentim Fernandes (c. 1507), também indicado nos mapas de Luís Teixeira sob as legendas “La Prainha” (1584), e “Villa da Prainha” (1587). A baía de São Lourenço serviu, até à época dos antigos paquetes, em meados do século XX, como porto alternativo de abrigo ao de Vila do Porto.

O tenente-coronel do Real Corpo de Engenheiros, José Carlos de Figueiredo, assim referiu o local e a sua fortificação em 1815: “San Lourenço tem tres cazaes de moradores, neste sítio está a ponta que já se disse chamada do Pe. Manoel de Sousa, um castello com duas peças [de artilharia], vigia em dois logares. (...)”. (Op. cit., p. 213) Mais adiante esclareceu: "(...) a Bahia de S. Lourenço (...), tendo duas Ermidas, cazas para recreio, um castello e duas vigias e duas peças.". (Op. cit., p. 221) E sobre a artilharia confirmou: "- Forte sito em S. Lourenço ao Nordeste tem duas peças com vigia.'' (Op. cit., p. 233) Essa informação é corroborada pelo capitão engenheiro Francisco Borges da Silva, na relação "(...) Baterias que há no perímetro da Ilha (...)" em 1816, onde se refere: "Forte de S. Lourenço, com duas peças." ("Estatística Geral e Particular da Ilha de S. Miguel, Topographia Geral ou descripção física ou natural". in: TORRES, José de, "Variedades Açorianas", (man.), vol. X, fls. 1-186v.)

Encontra-se assinalado na "Carta militar e topo-hydrographica da Ilha de S.ta Maria levantada em 1822 e dezenhada em 1824 (...)" pelo mesmo oficial. (GEAEM 1131/3-44-4) Esse documento mostra ainda que a sua defesa era complementada por uma vigia, em plano superior, referida como "Vigia do Porto de Santa Bárbara".

A "Relação" do marechal de campo Júlio José Fernandes Basto, 1.º barão de Basto, comandante da 10.ª Divisão Militar (Açores), em 1862 informou que se encontrava demolido. (Op. cit., p. 269)

O "Relatório" do Coronel Mesquita (1864) indica-o como "Forte de S. Lourenço", sem maiores informações. (MESQUITA, 1864, apud MARTINS. 2013:258)

FERREIRA (1997) entretanto recorda:

"Um pouco para o norte do porto de São Lourenço, existem umas ruínas que alguns afirmavam, há anos, serem os restos de um fortim.

(...) Das pessoas com que contactei, nenhuma confirmou esse boato, pois as referidas ruínas nem paredes laterais já possuem que pudessem constituir um testemunho inquestionável.

Fica, pois e apenas, a chamada de atenção.
" (Op. cit., p. 67)

Em nossos dias restam apenas vestígios das suas muralhas.

  • Forte da Baía de São Lourenço

  • Forte de São Lourenço

  • Fortin





  • Portugal


  • Missing

  • Monument with no legal protection







  • ,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : Portugal
    State/Province: Autonomous Region of Azores
    City: Vila do Porto



  • Lat: 36 -60' 18''N | Lon: 25 3' 15''W




  • 1815: 2 peças antecarga, de alma lisa.
    1816: 2 peças antecarga, de alma lisa.






Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Forte da Baía de São Lourenço