Forte do Figueiral

Vila do Porto, Região Autónoma dos Açores - Portugal

Pesquisa de Imagens da fortificação

Data 1 Data 2

Mídias (1)

Imagens (1)

O "Forte do Figueiral", também referido como "Forte da Figueira" (FERREIRA, 1997:67), localizava-se na ponta do Figueiral, freguesia de Almagreira, concelho de Vila do Porto, ilha de Santa Maria, na Região Autónoma dos Açores, em Portugal.

História

Na costa sul da ilha, remonta possivelmente a uma vigia no local, existente no final do século XVI, como referido por FRUTUOSO. Integrava um sistema de comunicação composto por fachos: “Para a banda do Sul [sobre a Almagreira], (…) o Pico do Figueiral, onde vigiam e estão os fachos, (…).” (Op. cit., Livro III, cap. IX.) Os avisos passavam pela vigia na ponta do Marvão e alcançavam a ermida de Nossa Senhora da Conceição no Alto da Rocha, sobre o porto da Vila. (Op. cit., Livro III, cap. XVII.) O autor denomina ainda “Fachos” ao ponto mais alto da ilha (atual Pico Alto), de onde também se vigiava o mar. (Op. cit., Livro III, cap. XIX.)

No contexto da Guerra da Sucessão Espanhola (1701-1714) pode estar referido pelo brigadeiro António do Couto de Castelo Branco na relação "Fortificações nos Açores existentes em 1710" como "O Forte sobre meya Bahia.". (Arquivo dos Açores, vol. IV, 1882, p. 180)

CORDEIRO, em 1717, assim o referiu:

"A defeza d'esta Villa, e de toda a ilha, era de antes pouca, sendo que tem huma legoa de postos por onde podia ser entrada, e o foi então três vezes, de Mouros, Inglezes, e Francezes; mas depois se lhe fizerão (…) na ponta de Marvão, e no Figueiral, e na Prainha outros Fortes com sua artelharia (…)." (Op. cit., Livro IV, cap. IV, p. 144.)

TOFIÑO (1789) em seu roteiro, embora sem mencionar esta fortificação, assim referiu a importâcia deste trecho da costa da ilha:

"El Puerto de Santa María [Vila do Porto] es muy desabrigado y es expuesto á las travesías del Sur: por esto no anclan en él sino buques de poco porte y en tiempo de Verano. Para hallarse francos en qualquer accidente se fundea al S. y E. de la Punta de Marvan enfrente de la parte que llaman Figueral: el mejor ancladero que conocen los Prácticos de la Isla es como a una milla de la costa en la línea de enfilacion de las Puntas de Malbusca y del Castillo de la Villa de Santa María de modo que el castillo de la Villa de Santa María (que es lo mas S.O. de ella) se descubra del todo por la Punta de Marvan: (...)." (Op. cit., p. 201)

Embora também não citado pelo tenente-coronel do Real Corpo de Engenheiros, José Carlos de Figueiredo na sua "Descripção da Ilha de Santa Maria" (1815) e nem pelo capitão engenheiro Francisco Borges da Silva na sua relação "(...) Baterias que há no perímetro da Ilha (...)" (1816), o primeiro assinala-o na "Carta militar e topo-hydrographica da Ilha de S.ta Maria levantada em 1822 e dezenhada em 1824 (...)"  (GEAEM 1131/3-44-4), a leste, vizinho à ponta do Marvão, cuja fortificação, descrita no trabalho de 1815, omite no de 1824.

Em meados do século, a "Corografia Insulana", embora não o refira explicitamente, registou que a leste do Forte do Marvão "(...) e correndo pela costa abaixo está o lugar do Figueiral onde se faz guarda na ocasião dos rebates, por ser porto de barcos e baixa (...)." (“Corografia Insulana”. In: TORRES, José de. Variedades Açorianas (man. BPARPD), vol. VII, fls. 2v.-3)

A "Relação" do marechal de campo Júlio José Fernandes Basto, 1.º barão de Basto, comandante da 10.ª Divisão Militar (Açores), em 1862 localizou-o incorretamente no lugar da Prainha, e informou (corretamente) que se encontrava arruinado. (Op. cit., p. 269)

O "Relatório" do coronel Mesquita (1864) localizou-o a 120 metros do forte do Marvão, indicando que dele já só existiam vestígios e 2 peças de ferro incapazes. (MESQUITA, 1864, apud MARTINS. 2013:257)

A estrutura chegou até aos nossos dias em ruínas, devido à falta de conservação e à erosão marinha. Uma das peças ainda se encontra no seu terrapleno, encontrando-se a outra caída nas águas do mar, podendo ser vista entre a arrebentação. O seu sítio está compreendido no Parque Natural de Santa Maria, dentro da área do Monumento Natural da Pedreira do Campo, do Figueiral e Prainha.



 Personagens relacionados


 Imprimir Personagens relacionados

Bibliografias relacionadas 

Saudades da Terra
Gaspar Frutuoso

Livro
2005
 
Memorias militares, pertencentes ao serviço da guerra assim terrestre como maritima, em que se contém as obrigações dos officiaes de infantaria, cavallaria, artilharia e engenheiros; insignias, etc.
António de Couto de Castelo Branco
António de Novais Ferrão

Documento
1981
 
Historia Insulana das Ilhas a Portugal Sujeytas no Oceano Occidental
António Cordeiro

Livro
1981
 
Derrotero de las Costas de España en el Oceano Atlantico


Livro
1789
 
Descripção da Ilha de Sancta Maria por José Carlos de Figueiredo, Tenente Coronel d Engenheiros, que em 1815 ali foi em Comissão
José Carlos de Figueiredo

Documento
1960
 
Relação dos fortes, Castellos e outros pontos fortificados que se achão ao prezente inteiramente abandonados, e que nenhuma utilidade tem para a defeza do Pais, com declaração d'aquelles que se podem desde ja desprezar
Júlio José Fernandes Basto, 1.º barão de Basto

Documento
1997
 
Do Basalto ao Betão: Fortificações das ilhas de S. Miguel e Santa Maria - Séc. XVI - XX
José Manuel Salgado Martins

Livro
2013
 
Ilha de Santa Maria: História e Património - Os Fortes Perdidos de Santa Maria
Carlos Luís M. C. da Cruz

Artigo - Jornal
2014
 
Descoberta de Fortificação Militar: Redescoberta do que se sugere tratar do antigo forte do Figueiral

Artigo - Jornal
2014
 
Identificada Peça de Artilharia Antiga

Artigo - Jornal
2014
 
Conhecer Santa Maria: Roteiro do Património Militar (Imóvel e Arqueológico)
Carlos Luís M. C. da Cruz

Guia
2015
 

 Imprimir Bibliografias relacionadas



Links relacionados 

Fortificação - Ilha de Santa Maria
Página do Instituto Histórico da Ilha Terceira (IHIT) com a bibliografia publicada no Boletim daquela instituição sobre as fortificações da ilha de Santa Maria.

http://www.ihit.pt/new/fortes/santamaria.php

 Imprimir Links relacionados

Contribuições

Atualizado em 26/07/2020 pelo tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contribuições com mídias: Carlos Luís M. C. da Cruz (1).


  • Forte do Figueiral

  • Forte da Figueira

  • Fortim





  • Portugal


  • Ruínas Abandonadas

  • Proteção Estadual
    Está compreendido no Parque Natural de Santa Maria, dentro da área do Monumento Natural da Pedreira do Campo, do Figueiral e Prainha.





  • Ruínas

  • ,00 m2

  • Continente : Europa
    País : Portugal
    Estado/Província: Região Autónoma dos Açores
    Cidade: Vila do Porto



  • Lat: 36 -57' 36''N | Lon: 25 8' 22''W




  • 1864: 2 peças antecarga, de alma lisa, de ferro, incapazes.



  • FRUTUOSO - Saudades da Terra



Imprimir o conteúdo


Cadastre o seu e-mail para receber novidades sobre este projeto


Fortalezas.org > Fortificação > Forte do Figueiral