Fuerte de Nossa Senhora da Natividade

Mafra, Lisboa - Portugal

Búsqueda de Imágenes de fortificación

Fecha 1 Fecha 2

Medias (1)

Imágenes (1)

O “Forte de Nossa Senhora da Natividade”, também referido como “Forte de Nossa Senhora da Piedade” e “Forte da Guarda Fiscal da Ericeira”, localiza-se na Ericeira, no concelho de Mafra, distrito de Lisboa, em Portugal.

História

Foi erguido em 1706, sob o reinado de Pedro II de Portugal (1683-1706), para defesa do porto de pesca e praia dos Pescadores.

Em 1821 encontrava-se abandonado e em mau estado de conservação. Nesse período, o relatório de inspeção de 1823 deu conta de que o lado sul do forte desabara parcialmente e que se encontravam arruinadas as duas rodas dos reparos das 2 peças de artilharia. No ano seguinte (1824), encontrava-se guarnecido por 1 sargento e 5 soldados da 6.ª Companhia de Veteranos.

No contexto da Guerra Civil Portuguesa (1828-1834) um Ofício Régio datado de 1829, determinou que o forte desse salvas nos dias de festividades. Em 1831 foram substituídas as peças de artilharia de bronze, do calibre 12.

Posteriormente, em 1886 registou-se o desabamento de parte da muralha de sustentação do forte. Em 1891 as suas dependências passaram a abrigar uma guarnição da Guarda Fiscal.

Embora sem classificação ou proteção por parte do poder público, a Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN) acompanhou obras de conservação no Quartel da Secção e Posto Fiscal da Ericeira, pela Delegação nas Obras de Edifícios de Cadeias, das Guardas Republicanas e Fiscal e da Alfândegas (1958). A Junta de Turismo da Ericeira, com o apoio da Câmara Municipal de Mafra, promoveram obras gerais de recuperação no forte, reabrindo-o ao público (25 de dezembro de 1976, cf. placa epigráfica) e, posteriormente, a DGEMN empreendeu obras de remodelação das cortinas, com tratamento de rebocos com argamassa de cal e pozolana, e impermeabilização do terraço (2002) e de estabilização da arriba (2003).

Características

Exemplar de arquitectura militar, de enquadramento urbano, destacado, em posição altimétrica dominante relativamente à orla marítima, sobranceiro à praia do Peixe.

Apresenta planta no formato de um "U" irregular, com volumetria escalonada, culminando com cobertura em terraço.

É composto por uma bateria lajeada a oeste, guarnecida por parapeito simples com canhoneiras (com capacidade para 4 ou 5 peças de artilharia), pelos edifícios dos quartéis (três, com tetos abobadados) e pelo paiol. No muro pelo lado de terra rasga-se o portão de armas, em arco de volta perfeita de cantaria encimado por lápide e pedra de armas real.



 Personajes relacionados


 Imprima Personajes relacionados

Bibliografías relacionadas 


 Imprima Bibliografías relacionadas

Contribuciones

Actualizado en 07/03/2020 por el tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contribuciones con medias: Carlos Luís M. C. da Cruz (1).


  • Fuerte de Nossa Senhora da Natividade

  • Forte de Nossa Senhora da Piedade, Forte da Guarda Fiscal da Ericeira

  • Fuerte

  • 1706 (DC)




  • Portugal


  • Recuperada y bien conservada

  • Monumento Sin Protección Legal





  • Centro Turístico Cultural

  • ,00 m2

  • Continente : Europa
    País : Portugal
    Estado/Província: Lisboa
    Ciudad: Mafra



  • Lat: 38 -58' 5''N | Lon: 9 25' 10''W




  • 1823: 2 peças antecarga, de alma lisa.






Imprima el contenido


Registre su correo electrónico para recibir noticias sobre este proyecto


Fortalezas.org > Fortificación > Fuerte de Nossa Senhora da Natividade