Forte de São José de Itapary

São José do Ribamar, Maranhão - Brazil

O Forte de Itapary, hoje desaperecido, estava localizado em posição dominante numa colina em Itapari (ou Itaparé, "pano de pedra" na língua indígena), na baía de São José, a nordeste na ilha de São Luís, atual São José do Ribamar, no litoral do Estado do Maranhão.

O Forte de Itapary constituiu-se em uma estrutura de campanha, erguida a partir de 1613 sob a invocação de São José, por Daniel de La Touche, senhor de La Ravardière, conforme o próprio descreve no Sumário do que fez nestas terras do Brasil, escrito no Fort Saint Louis, datado de 29/dez/1614 (MARQUES, 1970:285). Teria sido artilhado com duas peças (BARRETTO, 1958:77).

Em fins de 1614, repelido o assalto francês ao Forte de Santa Maria de Guaxenduba, as forças de Jerônimo de Albuquerque Maranhão (1548-1618) contra-atacam, cercando o Forte de Itapary (GARRIDO, 1940:38). Diogo de Campos Moreno denomina-o de "Itampari", localizando-o a leste-oeste do Forte de Santa Maria, e afirma que os portugueses entraram neste forte em 3/dez/1614 (MARQUES, 1970:285). Outros autores entendem que La Ravardière negociou com Jerônimo de Albuquerque Maranhão evacuar São Luís num prazo de cinco meses, entregando como penhor de sua fé o Forte de Itapary (31/jul/1615).

Ao retornar para Pernambuco, o Capitão-mor Alexandre de Moura deixou uma guarnição de cinquenta homens sob o comando do Capitão Antônio de Albuquerque nesta praça (MARQUES, 1970:285). Outros autores referem que Bento Maciel Parente comandou esta fortificação, tendo-lhe procedido reparos sob a orientação do Engenheiro-mór do Brasil Francisco de Frias da Mesquita.

Este local encontra-se cartografado por João Teixeira Albernaz, "o velho" (Capitania do Maranhão, c. 1615. IHGB, Rio de Janeiro), vizinho a um "porto dos franceses com dois fortes" e um "Forte de Caur".

MARQUES (1970) acredita que na localidade de São José do Ribamar tenha existido outrora uma fortificação, possívelmente o Forte de São José de Itapari (op. cit., p. 285), com o que somos inclinados a concordar, à vista do mapa citado de Albernaz, e da ausência de informações posteriores sobre a estrutura, certamente já desaparecida à época das invasões holandesas, em meados do século XVII.

O mesmo autor refere que em 1850 ainda existiam, ao lado direito da Igreja, algumas peças de artilharia para alí levadas em 1839, no contexto da Balaiada (1838-41), para defesa da povoação. Essa artilharia foi depois deslocada para ornato do Cruzeiro levantado defronte à ermida de São José (op. cit., p. 239).



 Related character


 Print the Related character

Related bibliography 


 Print the Related bibliography



Related links 

Forte de São José de Itapari
Página da enciclopédia Wikipédia versando sobre o Forte de São José de Itapari, que se localizava em posição dominante numa colina em Itapari (ou Itaparé, "pano de pedra" na língua tupi), na baía de São José, a nordeste na ilha de São Luís, atual São José do Ribamar, no litoral do Estado do Maranhão, no Brasil.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Forte_de_S%C3%A3o_Jos%C3%A9_de_Itapari

 Print the Related links

Contribution

Updated at 27/11/2008 by the tutor Roberto Tonera.

With the contribution of contents by: Carlos Luís M. C. da Cruz.


  • Forte de São José de Itapary

  • Forte Itaparé, Forte de Itapary, Forte de Itampari

  • Fort

  • 1613 (AC)

  • 1614 (AC)

  • Daniel de La Touche


  • France


  • Missing






  • Disappeared

  • 0,00 m2

  • Continent : South America
    Country : Brazil
    State/Province: Maranhão
    City: São José do Ribamar

    Localizado em posição dominante numa colina em Itapari (ou Itaparé), na Baía de São José, a nordeste na Ilha de São Luís, na atual cidade de São José do Ribamar do Estado do Maranhão.


  • Lat: 2 32' 33''S | Lon: 44 2' 58''W




  • Teria sido artilhado com duas peças (BARRETTO, 1958:77).






Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Forte de São José de Itapary