Bateria de Nossa Senhora da Conceição da Caloura

Lagoa, Autonomous Region of Azores - Portugal

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (4)

Images (4)

A “Bateria de Nossa Senhora da Conceição da Caloura”, também referida como “Forte do Convento da Caloura” e “Forte de Nossa Senhora da Conceição”, localiza-se na povoação da Caloura, freguesia de Água de Pau, concelho da Lagoa, costa Sul da ilha de São Miguel, na Região Autónoma dos Açores, em Portugal.

Tinha a função de defesa do porto da Caloura e do Convento de Nossa Senhora da Conceição contra os ataques de piratas e corsários, outrora frequentes nesta região do oceano Atlântico. Cruzava fogos com o Forte de Nossa Senhora da Vitória (Forte da Caloura).

História

O convento remonta aos primórdios do século XVI, existindo registos de, em 1522, já existir no local uma pequena capela sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição. De acordo com FRUTUOSO (1998), em 23 de abril de 1540 ingressaram no Convento da Esperança, em Ponta Delgada, as primeiras freiras, oriundas do Convento da Caloura, de Água de Pau (Op. cit., Livro IV, capítulo LXXVI), que trouxeram consigo a imagem do Senhor Santo Cristo, atualmente fulcro da mais expressiva festa religiosas que se celebra no arquipélago, imagem que se crê ter sido oferecida pelo Papa Paulo III (1534-1549) a duas freiras que, de vale de Cabaços, atual vale da Caloura, foram a Roma requerer Bula Apostólica para viverem canonicamente.

Em 1632 frades recoletos instalam-se no convento de vale de Cabaços, ali permanecendo até 1832, quando a Recoleta foi extinta, por decreto assinado por D. Pedro, 16.º duque de Bragança.

A fortificação remonta à segunda metade do século XVIII, após uma incursão de piratas à Ermida de Nossa Senhora de Monserrate, ocasião em que foi roubada a coroa da imagem da padroeira e raptadas duas crianças ("Sobre uma incursão de piratas na ermids da Senhora de Monserrate e roubo da coroa da imagem e de duas crianças e da consequente construção do forte junto à recoleição de Nossa Senhora de Valle-de-Cabaças". In: TORRES, José de. "Variedades Açorianas", tomo IV, fls. 154-155). O filho de Manuel de Sousa Correia, Capitão-mor da Ribeira Grande, Manoel de Sousa Corrêa Estrela, ingressou no Convento da Caloura em 8 de junho de 1751, ocasião em que tomou o nome de Manuel do Sacramento. Com a construção do forte, assumiu o comando do mesmo (Op. cit., fls. 156-156v. Ver ainda: NÓIA, Sara. "Foi na Caloura que tudo começou". Açorianíssima, junho de 2000. pp. 13-14). 

Ao final do século XVIII, a “Relação dos Castelos e mais Fortes da Ilha de S. Miguel do seu estado do da sua Artelharia, Palamentas, Muniçoens e do q.' mais precizam”, pelo major engenheiro João Leite de Chaves e Melo Borba Gato, informava:

"Forte de N. S. da Conceição - Da Villa d'Agoa de páo milhor cituado q.' o referido, porq.' tem a esquerda hu'bom Porto p.a desembarque, mas não está ainda onde devera p.a bem o defender: foi feito por hum Irmão Leigo dos Recoletos de N. S. das Dores da Irmand.e de S. Caetano: não tem mais q.' as muralhas com 3 canhoneiras, sem palamentas: Preciza guarnecido e municiad em rão do lugar." (Op. cit.)

Com a extinção da Recoleta (1832) – recorde-se que as Ordens Religiosas nos Açores foram extintas por Decreto de D. Pedro, duque de Bragança, datado de 17 de maio de 1832 –, a propriedade do convento foi alienada por ordem do Governo em 6 de junho de 1854, tendo sido adquirida por António Manuel de Medeiros da Costa Canto e Albuquerque, 2.° barão e 1.° visconde das Laranjeiras, tendo se sucedido, por herança, na mesma família até aos nossos dias.

Não se encontra referida em nenhuma "Relação" do marechal de campo Júlio José Fernandes Basto, 1.º barão de Basto, comandante da 10.ª Divisão Militar (Açores), em 1862.

Encontra-se relacionado por BAPTISTA DE LIMA (1982), que registou: "(...) Foi vendido pelo Estado a um eclesiástico em 1883."

O conjunto constituído pelo Convento, Ermida (incluindo talhas e azulejos), Cerca (incluindo pequeno forte) e jardim envolvente, sito em Água de Pau, encontra-se classificado como "Imóvel de Interesse Público" pela Resolução do Conselho do Governo n.º 79/2008, publicada no Jornal Oficial, Série I, n.º 106, de 9 de junho.

Tanto os remanescentes da fortificação quanto o convento encontram-se atualmente em mãos de particulares, voltados à cultura da vinha e protegidos por um muro de pedra. REZENDES (2009) refere-o como Forte do Convento da Caloura e dá-o como em bom estado de conservação (Op. cit., p. 25; REZENDES, 2010:7).

Características

Exemplar de arquitetura militar, abaluartado, marítimo.

Constitui-se em um simples parapeito onde se rasgam 3 canhoneiras. Por ser uma estrutura aberta, não pode ser classificada tecnicamente como um forte, mas sim como uma bateria.



 Related character


 Print the Related character

Related bibliography 


 Print the Related bibliography



Related links 

Fortificação - Ilha de São Miguel
Página do Instituto Histórico da Ilha Terceira (IHIT) com a bibliografia publicada no Boletim daquela instituição sobre as fortificações da ilha de São Miguel.

http://www.ihit.pt/new/fortes/saomiguel.php

 Print the Related links

Contribution

Updated at 09/10/2018 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contributions with medias: Carlos Luís M. C. da Cruz (4).


  • Bateria de Nossa Senhora da Conceição da Caloura

  • Forte do Convento da Caloura, Forte de Nossa Senhora da Conceição

  • Battery





  • Portugal


  • Featureless and Well Conserved

  • State Protection
    O conjunto constituído pelo Convento, Ermida (incluindo talhas e azulejos), Cerca (incluindo pequeno forte) e jardim envolvente, sito em Água de Pau, encontra-se classificado como "Imóvel de Interesse Público" pela Resolução do Conselho do Governo n.º 79/2008, publicada no Jornal Oficial, Série I, n.º 106, de 9 de junho.





  • Tourist-cultural Center

  • ,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : Portugal
    State/Province: Autonomous Region of Azores
    City: Lagoa



  • Lat: 37 -43' 16''N | Lon: 25 29' 48''W


  • Convento da Caloura








Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Bateria de Nossa Senhora da Conceição da Caloura