Fort of São Pedro

Ponta Delgada, Autonomous Region of Azores - Portugal

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (2)

Images (2)

O “Forte de São Pedro” localizava-se na freguesia de São Pedro, cidade e concelho de Ponta Delgada, Sudeste da ilha de São Miguel, na Região Autónoma dos Açores, em Portugal.

Cruzava fogos com o Forte de São Brás de Ponta Delgada e com o Forte do Açougue.

História

No contexto da Guerra da Sucessão Espanhola (1701-1714) encontra-se referido pelo brigadeiro António do Couto de Castelo Branco na relação "Fortificações nos Açores existentes em 1710" como "O Reduto de S. Pedro." (Arquivo dos Açores, vol. IV, 1882, pp. 178-181)

Ao final do século XVIII, a “Relação dos Castelos e mais Fortes da Ilha de S. Miguel do seu estado do da sua Artelharia, Palamentas, Muniçoens e do q.’ mais precizam”, pelo major engenheiro João Leite de Chaves e Melo Borba Gato, informou:

"Forte de S. Pedro - Na cid.e q.' auxilia de flanco a 2 referidos, conserva-se em bom estado, tem 9 canhoneiras, 4 de frente, q.' defendem o ancoradouro com tiros fixantes; isto he com algu'a obliquid.e, e 5 de flanco, q.' defendem o Porto d'Alfandega: tem 2 peças de bronze de camara. e Ambos estes Fortes são municiados do Castello de S. Braz, e por isso não se nota a sua palamenta." (Op. cit.)

SOUSA (1995), em 1822, ao descrever as defesas do porto de Ponta Delgada referiu: "(...) os [fortes] de S. Pedro (...) [fortificados] de 20 e tantas [peças de grande calibre]; (...)." (Op. cit., p. 71)

O mapa da "Força Militar material existente em S. Miguel em Outubro de 1825", que aponta quatro pontos fortificados com 51 bocas-de-fogo e respectiva palamenta na ilha, para este forte computa 1 peça do calibre 24 e 5 do 9 (ALBUQUERQUE, 1826:25).

A "Relação" do marechal de campo Júlio José Fernandes Basto, 1.º barão de Basto, comandante da 10.ª Divisão Militar (Açores), em 1862 informou que se encontrava em bom estado, e observou:

"Merece ser conservado, porque cruzando os seus fogos com as batterias do Castello de S. Bras, protege efficazmente o ancoradouro em frente da Cidade, e concorrendo para lhe dar certa aparencia de força e consideração. Tem um pequeno paiol e alojamento, e parapeitos com canhoneiras bem construídas." (Op. cit., p. 274.)

Em 1925 (12 de março) o notário Tavares de Carvalho, de Lisboa, preparou a venda do “Castelinho de Santa Clara”, e do Forte de São Pedro, com as importâncias a reverterem para os cofres do seu então proprietário, o Ministério da Guerra. O documento caracteriza o "Prédio militar número três (Forte de São Pedro), constituído por uma pequena obra aberta de traçado irregular, com sete canhoneiras. Tem dentro três pequenas casas abobadas térreas. Confronta: norte, adro da Igreja de São Pedro; sul, com o mar; leste, rua do Castelo, Henrique Joaquim Botelho e travessa do Calhau; oeste, com Doutor Luiz Bernardo Leite Athayde." (Livro de notas dos actos e contratos entre vivos, n.º 22-A, fl. 25)

Encontra-se relacionado por BAPTISTA DE LIMA (1982), que regista:

"Forte de S. Pedro, situado nas proximidades da Igreja Paroquial da mesma invocação. Foi mais tarde alienado e no respectivo local edificadas casas pertencentes a particulares. Desapareceu depois da 1.ª Guerra Mundial."

O forte foi demolido no contexto das obras de abertura do primeiro troço da Avenida Litoral, inaugurada em 1952 (Projeto '10 anos de Autonomia'. Ponta Delgada (Açores): Direcção Escolar de Ponta Delgada. 1993. 494p. pp. 154 e 158).

Características

Exemplar de arquitetura militar, abaluartado, marítimo, de enquadramento urbano.

De pequenas dimensões, apresentava planta poligonal orgânica (adaptada ao terreno em que se erguia), em cujos muros, conforme a época, rasgaram-se 9 canhoneiras, posteriormente reduzidas a apenas 7, conforme planta aguarelada sem data e o texto do ato notarial de 1925.



 Related character


 Print the Related character

Related bibliography 

A Fortificação da Idade Moderna nos Açores: o caso específico das Ilhas de São Miguel, Terceira e São Jorge
Sérgio Alberto Fontes Rezendes

Article - Proceedings
2010
 
As fortificações da Idade Moderna nos Açores: o património em São Miguel
Sérgio Alberto Fontes Rezendes

Article - Newspaper
2009
 
Corografia açórica: descrição física, política e histórica dos Açores
João Soares de Albergaria de Sousa

Book
1995
 
Da poliorcética à fortificação nos Açores: introdução ao estudo do sistema defensivo nos Açores nos séculos XVI-XIX
Alberto Vieira

Article - Magazine
1987
 
Do Basalto ao Betão: Fortificações das ilhas de S. Miguel e Santa Maria - Séc. XVI - XX
José Manuel Salgado Martins

Book
2013
 
Memorias militares, pertencentes ao serviço da guerra assim terrestre como maritima, em que se contém as obrigações dos officiaes de infantaria, cavallaria, artilharia e engenheiros; insignias, etc.
António de Couto de Castelo Branco
António de Novais Ferrão

Document
1981
 
Observações sobre a Ilha de S. Miguel recolhidas pela commissão enviada a mesma ilha em agosto de 1825, e regressada em outubro de mesmo anno, por Luiz da Silva Mousinho de Albuquerque etc.
Luiz da Silva Mouzinho de Albuquerque

Book
1989
 
Proposta de plano defensivo de São Miguel, e situação da fortificação e da artilharia da Ilha (Arquivo Histórico Ultramarino)
João Leite de Chaves e Melo Borba Gato

Document
2000
 
Relação de Fortificações no Arquipélago dos Açores
Manuel Baptista de Lima

Article - Proceedings
1982
 
Relação dos fortes, Castellos e outros pontos fortificados que se achão ao prezente inteiramente abandonados, e que nenhuma utilidade tem para a defeza do Pais, com declaração d'aquelles que se podem desde ja desprezar
Júlio José Fernandes Basto, 1.º barão de Basto

Document
1997
 
 

 Print the Related bibliography



Related links 

Fortificação - Ilha de São Miguel
Página do Instituto Histórico da Ilha Terceira (IHIT) com a bibliografia publicada no Boletim daquela instituição sobre as fortificações da ilha de São Miguel.

http://www.ihit.pt/new/fortes/saomiguel.php

 Print the Related links

Contribution

Updated at 24/05/2020 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contributions with medias: Carlos Luís M. C. da Cruz (2).


  • Fort of São Pedro

  • Prédio Militar n.º 3

  • Fort





  • Portugal


  • Missing

  • Monument with no legal protection





  • Disappeared

  • ,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : Portugal
    State/Province: Autonomous Region of Azores
    City: Ponta Delgada



  • Lat: 37 -45' 36''N | Lon: 25 39' 46''W




  • Séc. XVIII (final): 2 peças de artilharia, de alma lisa, de bronze, de câmara.
    1825: 1 peça de artilharia antecarga, de alma lisa, do calibre 24 e 5 do 9.






Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Fort of São Pedro