Fort of São Pedro

Ponta Delgada, Autonomous Region of Azores - Portugal

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (2)

Images (2)

O “Forte de São Pedro” localizava-se na freguesia de São Pedro, cidade e concelho de Ponta Delgada, Sudeste da ilha de São Miguel, na Região Autónoma dos Açores, em Portugal.

Cruzava fogos com o Forte de São Brás de Ponta Delgada e com o Forte do Açougue.

História

No contexto da Guerra da Sucessão Espanhola (1701-1714) encontra-se referido pelo marechal Castelo Branco na relação "Fortificações nos Açores existentes em 1710" como "O Reduto de S. Pedro." (Arquivo dos Açores, vol. IV, 1882, pp. 178-181)

Ao final do século XVIII, a “Relação dos Castelos e mais Fortes da Ilha de S. Miguel do seu estado do da sua Artelharia, Palamentas, Muniçoens e do q.’ mais precizam”, pelo major engenheiro João Leite de Chaves e Melo Borba Gato, informou:

"Forte de S. Pedro - Na cid.e q.' auxilia de flanco a 2 referidos, conserva-se em bom estado, tem 9 canhoneiras, 4 de frente, q.' defendem o ancoradouro com tiros fixantes; isto he com algu'a obliquid.e, e 5 de flanco, q.' defendem o Porto d'Alfandega: tem 2 peças de bronze de camara. e Ambos estes Fortes são municiados do Castello de S. Braz, e por isso não se nota a sua palamenta." (Op. cit.)

SOUSA (1995), em 1822, ao descrever as defesas do porto de Ponta Delgada referiu: "(...) os [fortes] de S. Pedro (...) [fortificados] de 20 e tantas [peças de grande calibre]; (...)." (Op. cit., p. 71)

O mapa da "Força Militar material existente em S. Miguel em Outubro de 1825", que aponta quatro pontos fortificados com 51 bocas-de-fogo e respectiva palamenta na ilha, para este forte computa 1 peça do calibre 24 e 5 do 9 (ALBUQUERQUE, 1826:25).

A "Relação" do marechal de campo Júlio José Fernandes Basto, 1.º barão de Basto, comandante da 10.ª Divisão Militar (Açores), em 1862 informou que se encontrava em bom estado, e observou:

"Merece ser conservado, porque cruzando os seus fogos com as batterias do Castello de S. Bras, protege efficazmente o ancoradouro em frente da Cidade, e concorrendo para lhe dar certa aparencia de força e consideração. Tem um pequeno paiol e alojamento, e parapeitos com canhoneiras bem construídas." (Op. cit., p. 274.)

Em 1925 (12 de março) o notário Tavares de Carvalho, de Lisboa, preparou a venda do “Castelinho de Santa Clara”, e do Forte de São Pedro, com as importâncias a reverterem para os cofres do seu então proprietário, o Ministério da Guerra. O documento caracteriza o "Prédio militar número três (Forte de São Pedro), constituído por uma pequena obra aberta de traçado irregular, com sete canhoneiras. Tem dentro três pequenas casas abobadas térreas. Confronta: norte, adro da Igreja de São Pedro; sul, com o mar; leste, rua do Castelo, Henrique Joaquim Botelho e travessa do Calhau; oeste, com Doutor Luiz Bernardo Leite Athayde." (Livro de notas dos actos e contratos entre vivos, n.º 22-A, fl. 25)

Encontra-se relacionado por BAPTISTA DE LIMA (1982), que regista:

"Forte de S. Pedro, situado nas proximidades da Igreja Paroquial da mesma invocação. Foi mais tarde alienado e no respectivo local edificadas casas pertencentes a particulares. Desapareceu depois da 1.ª Guerra Mundial."

O forte foi demolido no contexto das obras de abertura do primeiro troço da Avenida Litoral, inaugurada em 1952 (Projeto '10 anos de Autonomia'. Ponta Delgada (Açores): Direcção Escolar de Ponta Delgada. 1993. 494p. pp. 154 e 158).

Características

Exemplar de arquitetura militar, abaluartado, marítimo, de enquadramento urbano.

De pequenas dimensões, apresentava planta poligonal orgânica (adaptada ao terreno em que se erguia), em cujos muros, conforme a época, rasgaram-se 9 canhoneiras, posteriormente reduzidas a apenas 7, conforme planta aguarelada sem data e o texto do ato notarial de 1925.



 Related character


 Print the Related character

Related bibliography 

A Fortificação da Idade Moderna nos Açores: o caso específico das Ilhas de São Miguel, Terceira e São Jorge
Sérgio Alberto Fontes Rezendes

Article - Proceedings
2010
 
As fortificações da Idade Moderna nos Açores: o património em São Miguel
Sérgio Alberto Fontes Rezendes

Article - Newspaper
2009
 
Corografia açórica: descrição física, política e histórica dos Açores
João Soares de Albergaria de Sousa

Book
1995
 
Da poliorcética à fortificação nos Açores: introdução ao estudo do sistema defensivo nos Açores nos séculos XVI-XIX
Alberto Vieira

Article - Magazine
1987
 
Do Basalto ao Betão: Fortificações das ilhas de S. Miguel e Santa Maria - Séc. XVI - XX
José Manuel Salgado Martins

Book
2013
 
Memorias militares, pertencentes ao serviço da guerra assim terrestre como maritima, em que se contém as obrigações dos officiaes de infantaria, cavallaria, artilharia e engenheiros; insignias, etc.
António de Couto de Castelo Branco
António de Novais Ferrão

Document
1981
 
Observações sobre a Ilha de S. Miguel recolhidas pela commissão enviada a mesma ilha em agosto de 1825, e regressada em outubro de mesmo anno, por Luiz da Silva Mousinho de Albuquerque etc.
Luiz da Silva Mouzinho de Albuquerque

Book
1989
 
Proposta de plano defensivo de São Miguel, e situação da fortificação e da artilharia da Ilha (Arquivo Histórico Ultramarino)
João Leite de Chaves e Melo Borba Gato

Document
2000
 
Relação de Fortificações no Arquipélago dos Açores
Manuel Baptista de Lima

Article - Proceedings
1982
 
Relação dos fortes, Castellos e outros pontos fortificados que se achão ao prezente inteiramente abandonados, e que nenhuma utilidade tem para a defeza do Pais, com declaração d'aquelles que se podem desde ja desprezar
Júlio José Fernandes Basto, 1.º barão de Basto

Document
1997
 
 

 Print the Related bibliography



Related links 

Fortificação - Ilha de São Miguel
Página do Instituto Histórico da Ilha Terceira (IHIT) com a bibliografia publicada no Boletim daquela instituição sobre as fortificações da ilha de São Miguel.

http://www.ihit.pt/new/fortes/saomiguel.php

 Print the Related links

Contribution

Updated at 25/08/2018 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contributions with medias: Carlos Luís M. C. da Cruz (2).


  • Fort of São Pedro

  • Prédio Militar n.º 3

  • Fort





  • Portugal


  • Missing

  • Monument with no legal protection





  • Disappeared

  • ,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : Portugal
    State/Province: Autonomous Region of Azores
    City: Ponta Delgada



  • Lat: 37 -45' 36''N | Lon: 25 39' 46''W




  • Séc. XVIII (final): 2 peças de artilharia, de alma lisa, de bronze, de câmara.
    1825: 1 peça de artilharia antecarga, de alma lisa, do calibre 24 e 5 do 9.






Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Fort of São Pedro