Fort of Faial

Povoação, Autonomous Region of Azores - Portugal

O “Forte de Faial”, também referido como “Forte do Faial” e “Forte de Nossa Senhora da Graça”, localizava-se na freguesia de Faial da Terra, concelho da Povoação, costa Sudeste da ilha de São Miguel, na Região Autónoma dos Açores, em Portugal.

História

No contexto da Guerra da Sucessão Espanhola (1701-1714) encontra-se referido pelo marechal Castelo Branco na relação "Fortificações nos Açores existentes em 1710" como "O Reduto no logar do Fayal." (Arquivo dos Açores, vol. IV, 1882, pp. 178-181)

No contexto da instalação da Capitania Geral dos Açores (1766), o seu estado foi assim reportado em 1767:

"18.° — Forte de Nossa Senhora da Graça, no logar do Fayal. Este Forte precisa de Quartel e paiol pelo não ter, e abrirem-se-lhe 6 canhoneiras, para as quaes precisa 6 peças, e reedificar-se as suas paredes, maiormente sendo este sitio o que mais tem sido perseguido dos Mouros." (JÚDICE, 1981:410)

Ao final do século XVIII, a “Relação dos Castelos e mais Fortes da Ilha de S. Miguel do seu estado do da sua Artelharia, Palamentas, Muniçoens e do q.’ mais precizam”, pelo major engenheiro João Leite de Chaves e Melo Borba Gato, informava:

"Forte do Faial - No termo de V.a Franca, assim chamão a hu'a tricheira de ceixo lizo, solta, isto he sem barro ou argamça, mas com hu'a boa peça de bronze de camara de 36, e 2 de ferro todas desmontadas, e não tem palamenta, nem munições: he o ultimo Forte da costa do Sul, e o 3.o q.' eu abandono, porq' não tem q.' defender, mais q.' a entrada de hum porto, tão incognito, como de si pequeno, pois não tem mais q.' 2 barcos, e do lug.r p.a os mais da Ilha não há comunicação senão por caminhos, tão estreitos, e aRiscados q.' a maior p.te delles se vem os cavaleiros obrigados a apiar." (BORBA GATO, 2000)

Encontra-se relacionado por BAPTISTA DE LIMA (1982), que registou: "Forte de N.ª S.ª da Graça, na freguesia do Faial da Terra. Encontrava-se em ruínas há alguns anos. Não sabemos se agora ainda será recuperável."

Características

Exemplar de arquitetura militar.

Constituiu-se em um simples entrincheiramento protegido por um parapeito de seixos lisos, em aparelho solto. Não possuía edificações de serviço.



 Related character


 Print the Related character

Related bibliography 


 Print the Related bibliography



Related links 

Fortificação - Ilha de São Miguel
Página do Instituto Histórico da Ilha Terceira (IHIT) com a bibliografia publicada no Boletim daquela instituição sobre as fortificações da ilha de São Miguel.

http://www.ihit.pt/new/fortes/saomiguel.php

 Print the Related links

Contribution

Updated at 27/08/2018 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.


  • Fort of Faial

  • Forte do Faial, Forte de Nossa Senhora da Graça

  • Redoubt





  • Portugal


  • Missing

  • Monument with no legal protection





  • Disappeared

  • ,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : Portugal
    State/Province: Autonomous Region of Azores
    City: Povoação



  • Lat: 0 -0' 0'' | Lon: 0 -0' 0''




  • 1767: -
    Séc. XVIII (final): 1 peça de artilharia antecarga, de alma lisa, de bronze, de câmara, do calibre 36, e 2 de ferro, todas desmontadas.






Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Fort of Faial