Fort of Ribeira Grande

Ribeira Grande, Autonomous Region of Azores - Portugal

O “Forte da Ribeira Grande”, também referido como “Castelo da Vila da Ribeira Grande”, localizava-se na então vila (hoje cidade) da Ribeira Grande, concelho de mesmo nome, na costa norte da ilha de São Miguel, na Região Autónoma dos Açores, em Portugal.

História

No contexto da instalação da Capitania Geral dos Açores (1766), o seu estado foi assim reportado em 1767: "21.°— Na Villa da Ribeira Grande está um Forte que se acha com alguma ruina, que precisa ser reparado, e pôr-se-lhe 8 peças, por não ter nenhuma." (JÚDICE, 1981:411.)

Ao final do século XVIII, a “Relação dos Castelos e mais Fortes da Ilha de S. Miguel do seu estado do da sua Artelharia, Palamentas, Muniçoens e do q.’ mais precizam”, pelo major engenheiro João Leite de Chaves e Melo Borba Gato, informava:

"Castelo da V.a da Rib.a Grd.e - Cituado sobre os pricipicios de hu'a roxa q.' elevando-se mais p.a Leste, do Porto de S.ta Iria p.a diante, circunda a Ilha pelo Norte, Leste, e Sul até a Rib.a q.te com roxas altissimas sendo unicam.te intreceptada por algu'as grotas, e nos lugares da Povoaçam, e Faial por 2 chais q.' as agoas dellas tem formado, e dos q.s lugr.s p.a os outros não há comunicação senão por atalhos de dificil accesso: corre esta roxa digo em algu'as p.tes como no Faial e Ribr.a q.te, e g.des em altura de 1200 braças, de sorte q.' as maiores serras q.' se elevão p.a o interior da Ilha sobre o terreno destas, como a serra escura, e os picos do Ferro, e da Vára, se aproximarão a 2000 braças fica pois o Castello na extremid.e desta cordilheira de roxas, e no principio de hu' grde arial de 455 braças e hú palmo; 145 de ceixo ou calháo, q' pega com o Cast.o, e 310, e hu' palmode area; no fim deste arial, q' corre Leste Oeste primcipia outra roxa q' terá pouco mais da d.a extenção no extremo do q.l principia outro arial de 489 braças e meia na mesma direcção: O castello não tem mais q.' as muralhas com as paredes de hu'as cazas com 3 repartimen.tos tem 14 canhoneiras q.' nunca virão peças. Preciza reedificado, guarnecido, e municiado, e hu'a bataria na roxa opposta chamada o Bandeijo, e outra no extremo p.a defença do outro arial, chamado a praia de S.ta Barbara." (BORBA GATO, 2000.)

SOUSA (1995), em 1822, ao descrever o porto da Ribeira Grande referiu: "(...) O seu porto é naturalmente defendido por um recife que borda quase toda a costa da vila (...); tem o seu forte de 8 peças. A sua guarnição é feita pelo seu Regimento de Milícia Nacional, que toma o nome da vila. (...)." (Op. cit., p. 77.)

Esta estrutura não chegou até aos nossos dias.

Características

Constituiu-se em um forte marítimo de pequenas dimensões, em cujos muros se rasgavam, em 1767, 8 canhoneiras, e, ao final do século XVIII, 14.

  • Fort of Ribeira Grande

  • Castelo da Vila da Ribeira Grande

  • Fort





  • Portugal


  • Missing

  • Monument with no legal protection





  • Disappeared

  • ,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : Portugal
    State/Province: Autonomous Region of Azores
    City: Ribeira Grande



  • Lat: 0 -0' 0'' | Lon: 0 -0' 0''




  • 1822: 8 peças antecarga, de alma lisa, de ferro.






Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Fort of Ribeira Grande