Fort of Nossa Senhora da Mãe de Deus

Povoação, Autonomous Region of Azores - Portugal

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (1)

Images (1)

O "Forte de Nossa Senhora da Mãe de Deus", tambem referido como "Forte da Mãe de Deus", "Forte da Povoação", “Castelo da Povoação” e "Castelo de Afonso Vaz”, localiza-se entre a zona da Ribeira e a Praia, na freguesia e concelho da Vila da Povoação, costa Sudeste da ilha de São Miguel, na Região Autónoma dos Açores, em Portugal.

História

No contexto da Guerra da Sucessão Espanhola (1701-1714) encontra-se referido pelo marechal Castelo Branco na relação "Fortificações nos Açores existentes em 1710" como "O Reduto no logar da Povoaçam." (Arquivo dos Açores, vol. IV, 1882, pp. 178-181)

Ao final do século XVIII, a “Relação dos Castelos e mais Fortes da Ilha de S. Miguel do seu estado do da sua Artelharia, Palamentas, Muniçoens e do q.' mais precizam”, pelo major engenheiro João Leite de Chaves e Melo Borba Gato, informava:

"Forte da Povoação - No Destricto de V.a Franca, pouco mais de 3 legoas a Leste da V.a ficando o da Ribr.a Quente 2 ½ esta cituado em meio de hu'a pequena praia de ceixo miudo, e serve esta de porto do lugr: tem hu'a ruina em o flanco direito, Oeste, não tem portoens, as cazas abatidas; porem o mais em bom estado: tem 7 canhoneiras, e 7 peças desmontadas, palamenta, e muniçoens nada." (BORBA GATO, 2000)

A "Relação" do marechal de campo Júlio José Fernandes Basto, 1.º barão de Basto, comandante da 10.ª Divisão Militar (Açores), em 1862 denomina-o de "Forte da Mãe de Deus”, e informa que "Tem alojamentos em soffrivel estado". Sobre o estado geral da estrutura esclarece que se encontrava "Em soffrivel estado, mas aprezenta um rombo nas muralhas do lado do mar que não sendo tapado dará lugar a maiores ruinas." E observa:

"Pode desde já desprezar-se como obra defensiva, pelas razões acima ditas. Entretanto, como os alojamentos do forte tem servido de cadeia civil e de habitação para o carcereiro, e as suas muralhas defendem a Villa da invasão do oceano, conviria q. fosse entregue á respectiva Camara M.al, para tratar da sua conservação como uma obra de utilidade para o Concelho." (Op. cit., p. 269)

Encontra-se relacionado por BAPTISTA DE LIMA (1982), que registou: "Forte da Mãe de Deus, na Vila da Povoação, sendo uma das maiores fortalezas antigas da Ilha. Dele só existia em 1881 uma casa térrea."

Existe projeto para o aproveitamento dos seus restos como quebra-mar. (Arquivo Histórico Militar, apud REZENDES, 2009:24)

Em nossos dias subsistem apenas os seus vest~igios, com algumas frestas que serviam para vigia, incorporados ao quebra-mar.

Características

Exemplar de arquitetura militar, abaluartado, marítimo.

Constituiu-se em um forte de pequenas dimensões, em cujos muros pelo lado do mar rasgavam-se 7 canhoneiras. No terrapleno erguia-se a edificação de serviço.

  • Fort of Nossa Senhora da Mãe de Deus

  • Forte da Mãe de Deus, Forte da Povoação, Castelo da Povoação, Castelo de Afonso Vaz

  • Fort





  • Portugal


  • Semiconserved Ruins

  • Monument with no legal protection





  • Ruins

  • 300,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : Portugal
    State/Province: Autonomous Region of Azores
    City: Povoação



  • Lat: 37 -45' 15''N | Lon: 25 14' 49''W




  • Séc. XVIII (final): 7 peças de artilharia antecarga, de alma lisa, desmontadas.






Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Fort of Nossa Senhora da Mãe de Deus