Fort of Ribeira Quente

Povoação, Autonomous Region of Azores - Portugal

O “Forte da Ribeira Quente” localizava-se na foz da Ribeira dos Tambores, no lugar da Ribeira, freguesia da Ribeira Quente, concelho da Povoação. costa Sudeste da ilha de São Miguel, na Região Autónoma dos Açores, em Portugal.

História

Ao final do século XVIII, a “Relação dos Castelos e mais Fortes da Ilha de S. Miguel do seu estado do da sua Artelharia, Palamentas, Muniçoens e do q.’ mais precizam”, pelo major engenheiro João Leite de Chaves e Melo Borba Gato, informou:

"Forte da Rib.a Quente - Termo da V.a Franca cituado quaize em 1/3 da extensão da praia, a maior da Ilha de 798 braças e oito palmos e meio, 240 braças e 7 palmos a esquerda do Forte, Leste, e 558 e palmo e meio a direita, Oeste; a sua baze he hu'a especie de saibro, e pedra pomes de q.' se compoem quaize todos os montes, e serras circunvizinhos ao lug.r das Furnas da lava q.' os vulcoens subterraneos na sua primeira erupção lançarão: Tem 5 canhoneiras e 5 peças desmontadas, palamenta e muniçoens nada. Tãobem reputo este por inutil porq.', alem da extenção, o inimigo q.'aqui desembarcou não tinha nem podia abrir estradas, porq.' serras altissimas de tão dificil accesso q.'apenas dão hu' estreito atalho." (BORBA GATO, 2000)

Em um outro documento, sobre o forte o mesmo autor referiu ainda:

"No distrito de Vila Franca, poico mais de 3 légoas, a leste de Vila Franca o do ribª quente [forte], 2 1/2; esta cituado em meio de hûa pequena praia de ceixos miudos, e serve de porto do lug. tem hûma ruina em o flanco direito, Oeste, não tem pottoens, as cazas habitadas; porem em bom estado; tem 7 canhoneiras e 7 peças desmontadas, 'apalamenta e munições nada." (BORBA GATO, João Leite de Chaves e Melo. Ofício datado de Ponta Delgada, 10 de abril de 1797, ao Secretário de Estado da Marinha e do Ultramar, D. Rodrigo de Sousa Coutinho. In: Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Documentos dos Açores, maço n.º 16)

Encontra-se relacionado por BAPTISTA DE LIMA (1982), que registou: "Forte da Ribeira Quente, situado a oeste do areal do mesmo nome e na freguesia assim denominada. Desapareceu antes de 1885."

Esta estrutura sobreviveu apenas na toponímia "rua do Castelo".

Características

Exemplar de arquitetura militar, abaluartado, marítimo.

Constituiu-se em um forte de pequenas dimensões, em cujos muros, pelo lado do mar, rasgavam-se 5 canhoneiras.

  • Fort of Ribeira Quente


  • Fort





  • Portugal


  • Missing

  • Monument with no legal protection





  • Disappeared

  • ,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : Portugal
    State/Province: Autonomous Region of Azores
    City: Povoação



  • Lat: 0 -0' 0'' | Lon: 0 -0' 0''




  • Século XVIII (final): 5 peças de artilharia antecarga, de alma lisa, desmontadas.
    1797: 7 peças de artilharia antecarga, de alma lisa, desmontadas.






Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Fort of Ribeira Quente