Fort of Bueiros

Vila Franca do Campo, Autonomous Region of Azores - Portugal

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (2)

Images (2)

O “Forte dos Bueiros”, também referido como "Forte da Vinha d'Areia" e possivelmente também referido como “Forte de Santo André” (REZENDES, 2009:24), localizava-se na extremidade Oeste da praia da Vinha d’Areia, na freguesia de São Miguel, concelho de Vila Franca do Campo, costa Sul da ilha de São Miguel, na Região Autónoma dos Açores, em Portugal.

Cruzava fogos com o vizinho Forte do Tagarete (Forte da Areia), a Sudoeste.

História

No contexto da Guerra da Sucessão Espanhola (1701-1714) poderá ser o forte referido pelo brigadeiro António do Couto de Castelo Branco na relação Fortificações nos Açores existentes em 1710 como "O Forte Velho” (Arquivo dos Açores, vol. IV, 1882, pp. 178-181).

Ao final do século XVIII, a Relação dos Castelos e mais Fortes da Ilha de S. Miguel do seu estado do da sua Artelharia, Palamentas, Muniçoens e do q.’ mais preciza”, pelo major engenheiro João Leite de Chaves e Melo Borba Gato, informava:

"Forte dos Boeiros - Tãobem na V.a cituado em meio de 2 praia q.' oferecem o milhor lugar de desembarque, e por isso mui util p.a a defença da V.a; nota-se o lug.r por milhor, por serem as praias mais extenças da V.a, hu'a de 217 braças e meia (Leste); a outra não se medio por ser defendida por tiros cruzados de ponto em branco, q.do as mais q.' igualm.te se não medirão e ficão a quema roupa: não tem cazas, nem peças, palamentas ou munições, e as mura algu'a couza danificadas do tempo do mar: preciza guarnecido, e municiado pela importancia do citio."

No início século XIX encontrava-se abandonado como registado pelo "Major dos Reais Engenheiros" Francisco Borges da Silva ("E - Forte dos Boeiros - abandonado". In "Planta / do Ilheo de Villa Franca do Campo / na / Ilha de S. Miguel / e da Costa Fronteira aonde estão situados / os 5 Fortes / que defendem a Villa e seo Ancoradoiro", 1817).

A Relação do marechal de campo Júlio José Fernandes Basto, 1.º barão de Basto, comandante da 10.ª Divisão Militar (Açores), em 1862 refere-o como "Forte da Vinha" e informa que se encontrava arruinado (Op. cit., p. 268).

BAPTISTA DE LIMA (1982) registou duas estruturas:

"Forte dos Bueiros, situado na área da mesma vila. Em 1817 estava já considerado incapaz;"

e

"Forte da Vinha da Areia, situado na costa do mesmo concelho e desaparecido antes de 1817;"

REZENDES (2009) refere que conseguiu fotografar à época os seus restos, em meio ao trabalho de máquinas pesadas na área.

Características

Exemplar de arquitetura militar, abaluartado, marítimo.

Constituiu-se em um reduto ou bateria de pequenas dimensões, de planta retangular, com a função de complemento da defesa da vila e seu ancoradouro.

  • Fort of Bueiros

  • Forte de Santo André

  • Fort





  • Portugal


  • Abandoned Ruins

  • Monument with no legal protection





  • Ruins

  • ,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : Portugal
    State/Province: Autonomous Region of Azores
    City: Vila Franca do Campo



  • Lat: 37 -43' 1''N | Lon: 25 25' 20''W










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Fort of Bueiros