Fort of São Francisco

Vila Franca do Campo, Autonomous Region of Azores - Portugal

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (1)

Images (1)

O “Forte de São Francisco”, também referido como "Forte da Forca", localizava-se na Vila Franca, atual concelho de Vila Franca do Campo, costa sul da ilha de São Miguel, na Região Autónoma dos Açores, em Portugal.

História

No contexto da Guerra da Sucessão Espanhola (1701-1714) encontra-se referido pelo brigadeiro António do Couto de Castelo Branco na relação "Fortificações nos Açores existentes em 1710" como "O Reduto de S. Francisco em Villa Franca." (Arquivo dos Açores, vol. IV, 1882, pp. 178-181)

No contexto da instalação da Capitania Geral dos Açores (1766), o seu estado foi assim reportado em 1767: "11.° — Forte de S. Francisco. Tem 6 canhoneiras e 3 peças de ferro incapazes; precisa 6." (JÚDICE, 1981:410)

Ao final do século XVIII, a “Relação dos Castelos e mais Fortes da Ilha de S. Miguel do seu estado do da sua Artelharia, Palamentas, Muniçoens e do q.’ mais precizam”, pelo major engenheiro João Leite de Chaves e Melo Borba Gato, informava:

"Forte de S. Francisco - Na Villa Franca fronteiro ao boquete do Ilheo p.a defença da sua entrada aproveitando-se as vantagens q.' oferece p.a o comercio com h'u surgidouro quaize circular de 90 braças de diametro, q.' no estado de abandono tudo se faz inutil, e tudo se pode fazer p.a approveitar, porq.' os lucros hão exceder m.to a despeza: tem o d.o castelo 8 canhoneiras, e 3 peças de ferro duas no xão, e outra montada em hu'a careta mui velha, palamenta, e muniçoens nada; porem conserva-se em bom estado." (Op. cit.)

No início século XIX encontra-se representado imediatamente a Oeste da Bateria de Gonçalo Velho pelo "Major dos Reais Engenheiros" Francisco Borges da Silva ("A - Forte de São Francisco ou da Forca (...)". In "Planta / do Ilheo de Villa Franca do Campo / na Ilha de S. Miguel / e da Costa Fronteira aonde estão situados / os 5 Fortes / que defendem a Villa e seo Ancoradoiro", 1817).

De acordo com REZENDES (2010) terá sido reconstruído em 1815, com o nome de “Forte de Gonçalo Velho”. (Op. cit, p. 6) O mesmo autor entende que também terá tido a denominação de “Forte da Forca”, uma fortificação entretanto referida na "Relação" do marechal de campo Júlio José Fernandes Basto, 1.º barão de Basto, comandante da 10.ª Divisão Militar (Açores), em 1862 com a informação de se encontrava arruinada. (Op. cit., p. 268)

Esta estrutura não chegou até aos nossos dias.

Características

Exemplar de arquitetura militar, abaluartado.

Constituiu-se em um forte marítimo de pequenas dimensões, de planta retangular, em cujos muros se rasgavam 8 canhoneiras.



 Related character


 Print the Related character

Related bibliography 


 Print the Related bibliography



Related links 

Fortificação - Ilha de São Miguel
Página do Instituto Histórico da Ilha Terceira (IHIT) com a bibliografia publicada no Boletim daquela instituição sobre as fortificações da ilha de São Miguel.

http://www.ihit.pt/new/fortes/saomiguel.php

 Print the Related links

Contribution

Updated at 24/05/2020 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contributions with medias: Carlos Luís M. C. da Cruz (1).


  • Fort of São Francisco

  • Forte da Forca

  • Fort





  • Portugal


  • Missing

  • Monument with no legal protection





  • Disappeared

  • ,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : Portugal
    State/Province: Autonomous Region of Azores
    City: Vila Franca do Campo



  • Lat: 37 -43' 17''N | Lon: 25 26' 39''W




  • 1767: 3 peças de artilharia antecarga, de alma lisa, de ferro, incapazes.
    Séc. XVIII: 3 peças de artilharia antecarga, de alma lisa, de ferro, das quais apenas 1 montada.






Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Fort of São Francisco