Fort of São Pedro de Ponta Delgada

Santa Cruz das Flores, Autonomous Region of Azores - Portugal

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (1)

Images (1)

O “Forte de São Pedro de Ponta Delgada” localizava-se no sítio de São Pedro, freguesia de Ponta Delgada, concelho de Santa Cruz das Flores, na costa norte da ilha das Flores, na Região Autónoma dos Açores, em Portugal.

Constituiu-se em uma fortificação destinada à defesa deste ancoradouro contra os ataques de piratas e corsários, outrora frequentes nesta região do oceano Atlântico.

História

O padre José António Camões, na primeira década do século XIX referiu as defesas de São Pedro de Ponta Delgada:

"(...) passada a ponta do Furnal segue-se logo ao nordeste o porto da freguesia de Ponta Delgada. Há nele, ao pé do mar, uma fonte de água doce de que se serve uma grande parte dos moradores daquela freguesia. Tem o dito porto uma casinha e uma peça, tudo sem fortificação alguma, mas com uma rocha que o fortifica. Continuando para nordeste começa a grande baía de Ponta Delgada, cai ao mar uma ribeira chamada a Ribeira da Fazenda a um tiro de peça pouco mais ou menos, mas ainda dentro dos marcos da dita freguesia fica um porto chamado o Portinho, onde só com uma bonança podem descarregar os barcos. Tem uma casinha de guarda com uma peça. Por fora do tal portinho estão os dois ilhéus chamados os ilhéus do Portinho – continuando por o mesmo vento segue uma ponta chamada a Ponta do Ilhéu." (CAMÕES, José António (Pe.). "Roteiro Exacto da Costa da Ilha". apud TRIGUEIRO, 2006)

Encontra-se indicado na relação “Fortes existentes nas Flores e Corvo em 21 de julho de 1817” como “Forte de S. Pedro”.

Encontra-se registado em alçado e planta de autoria do Sargento-mor do Real Corpo de Engenheiros José Rodrigo de Almeida (1822) com o título "Bataria para a Bahia de S. Pedro, N.º 5", onde a legenda informa: "A-B Defende o canal entre a ponta, e a ilha do Corvo por onde passam geralmente os Navios q.do vem a esta altura" e "D-E Defende o Porto e Bahia". 

A "Relação" do marechal de campo Júlio José Fernandes Basto, 1.º barão de Basto, comandante da 10.ª Divisão Militar (Açores), em 1862 refere-o apenas como "Posto de S. Pedro" e informa: "Não existem vestígios de fortificação, e [h]á muitos annos é logradouro público." (Op. cit., p. 271)

Características

Exemplar de arquitetura militar, abaluartado.

De acordo com a iconografia de ALMEIDA (1822) apresentava planta no formato poligonal irregular. Em seus muros pelo lado do mar rasgavam-se 3 canhoneiras. Não possuía dependências de serviço.

  • Fort of São Pedro de Ponta Delgada

  • Posto de S. Pedro

  • Fort





  • Portugal


  • Missing

  • Monument with no legal protection





  • Disappeared

  • ,00 m2

  • Continent : Europe
    Country : Portugal
    State/Province: Autonomous Region of Azores
    City: Santa Cruz das Flores



  • Lat: 0 -0' 0'' | Lon: 0 -0' 0''










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Fort of São Pedro de Ponta Delgada