Torre del Conde

San Sebastián de la Gomera, Canaries - Spain

Search for fortification's images

Date 1 Date 2

Medias (4)

Images (4)

A “Torre del Conde”, também referida como “Torre de los Peraza”, localiza-se na povoação e município de San Sebastián de La Gomera, província de Santa Cruz de Tenerife, na ilha de La Gomera, na Comunidade Autónoma das Canárias, na Espanha.

É a única das torres construídas à época da conquista das Canárias (Añazo, Gando, etc.) que se conserva na atualidade. Símbolo de San Sebastián de La Gomera, é o “ex libris” da ilha. É ainda considerada a estrutura gótica situada mais ao sul no planeta.

História

Foi mandada construir pelo senhor de la Gomera, Hernán Peraza, "el Viejo", entre 1447 e 1450. Acredita-se que, à época, mais do que a função de defesa, possuía a de afirmação do poder senhorial, valendo-se da falta de armamento moderno por parte dos nativos. A sua localização junto ao porto mas a certa distância do mesmo, sem espaço para peças de artilharia, e no fundo de um vale, sustentam essa teoria.

Em 1482 testemunhou o casamento de Hernán Peraza, "el Joven", com Beatriz de Bobadilla, os quais se dedicaram a capturar os nativos e a vendê-los como escravos. Esse foi o estopim da Rebelião dos Gomerinos (1488), na qual Hautacuperche justiçou o senhor de terras opressor na “cueva” de Guahedum, usando a bela Iballa como isca. A torre, onde se refugiaram as elites senhoriais da ilha, suportou então o assédio dos nativos. Beatriz de Bobadilla foi salva por forças sob o comando de Pedro de Vera, vindas da ilha de Gran Canaria. Ali, junto à torre, pereceu Hautacuperche.

Em 1492 a torre testemunhou a escala de Cristóvão Colombo a caminho das Índias, assim como nos anos subsequentes as de personagens como Américo Vespúcio, Juan de la Cosa, Vasco da Gama, Hernán Cortés, Francisco Pizarro, Vasco Núñez de Balboa, e outros.

A partir de 1522 foi residência do 1.º conde de La Gomera, Guillén Peraza. A sua primitiva traça conheceu diversas alterações, nomeadamente por Giovan Giacomo Palearo Fratino e Leonardo Torriani.

Tendo a ilha alcançado alguma prosperidade, tornou-se objeto de cobiça de corsários e piratas:

• Em 1553 aqui tentou desembarcar, sem sucesso, François Le Clerc ("Pata de Palo").

• Em 1571 o francês Jacques Capdeville atacou San Sebastián, a capital, com cinco navios, matando vários vizinhos e causando um incêndio que destruiu a metade da povoação.

• Em 1599, a artilharia da torre repeliu por duas vezes o assalto do corsário neerlandês Pieter Van der Does, que a 28 de junho conquistaria a cidade de Las Palmas de Gran Canaria;

• Em 1618, a ilha foi atacada por uma força de 4.000 Piratas da Barbária, em 63 embarcações, sob o comando de Tabac Arráez e Soliman, tendo a população corrido a refugiar-se no interior da ilha. San Sebastián foi saqueada e novamente incendiada.

• Em 1743 o corsário inglês Charles Windham realizou um violento ataque, que conseguiu ser rechaçado pelos habitantes.

Além dos episódios militares, a torre enfrentou ainda as forças da natureza, entre cujos episódios se destacaram as violentas tempestades e inundações de 1807, 1826 e 1896 e o terramoto de 1828.

Encontra-se declarada como Monumento Histórico Artístico desde 13 de dezembro de 1990.

Características

Exemplar de arquitetura militar, de estilo gótico tardio.

Apresenta planta quadrada, elevando-se a 15 metros de altura, com muros de 2 metros de espessura. Nos vértices apresenta silhares de cantaria avermelhada, com paredes caiadas.

À semelhança das torres senhoriais medievais, o acesso é feito com o auxílio de uma escada (hoje de alvenaria, mas primitivamente amovível), pelo segundo pavimento.

Acredita-se que, no século XV, se constituísse no núcleo de um grupo mais alargado de estruturas, erguidas em materiais menos nobres (faxina e terra).



 Related character


 Print the Related character

Contribution

Updated at 15/10/2018 by the tutor Carlos Luís M. C. da Cruz.

Contributions with medias: Carlos Luís M. C. da Cruz (4).


  • Torre del Conde

  • Torre de los Peraza

  • Fortified Tower

  • 1447 (AC)

  • 1450 (AC)



  • Spain


  • Restored and Well Conserved

  • National Protection
    Encontra-se declarada como Monumento Histórico Artístico desde 13 de dezembro de 1990.





  • Tourist-cultural Center

  • ,00 m2

  • Continent : Africa
    Country : Spain
    State/Province: Canaries
    City: San Sebastián de la Gomera



  • Lat: 28 -6' 34''N | Lon: 17 6' 43''W










Print the contents


Register your email to receive news on this project


Fortalezas.org > Fortification > Torre del Conde